sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Governo promove ações de sensibilização para a separação de resíduos


A gestão dos resíduos constitui actualmente uma das questões de maior preocupação para a sociedade. Assim, o Planeamento e Gestão de Resíduos, englobando todas as tipologias de resíduos e as diversas origens, constituem o objectivo das políticas do Governo Regional dos Açores no domínio do Ambiente, assumindo ainda papel de relevo de carácter transversal pela incidência na Preservação dos Recursos Naturais e em outras Estratégias Ambientais.



Considerando a importância do correto encaminhamento dos resíduos, o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, pretende dotar todas as ilhas de infraestruturas que visem este objectivo, e uma vez que três ilhas dos Açores receberam o estatuto de Reserva da Biosfera, foram nestas que este processo teve início.


Na ilha das Flores, neste momento já se encontra a decorrer o concurso para a exploração do Centro de Processamento de Resíduos.


Uma vez que o início do funcionamento do Centro está para breve, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar através do Parque Natural das Flores, está a apoiar os municípios da ilha no sentido de sensibilizar a população para a correta separação de resíduos na origem e as ações de sensibilização já estão a decorrer por toda a ilha, bem como a entrega dos ecopontos domésticos e a colocação dos ecopontos públicos.


O estatuto de Reserva da Biosfera em 3 das ilhas açorianas é um privilégio que também acarreta responsabilidades que estão a ser assumidas pelo Governo Regional nomeadamente no que diz respeito à questão da gestão de resíduos, como pode ser demonstrado pela prioridade que está a ser dada a estas ilhas que em si guardam uma grande biodiversidade e geodiversidade, justificando assim o seu estatuto.



GaCS

Sem comentários: