quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Governo Regional apoia Centro Social de Nossa Senhora do Rosário com 175 mil euros


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social disse hoje, em Santa Cruz da Lagoa, que o executivo açoriano vai investir 174 mil euros na segunda fase das obras de remodelação e adaptação do edifício destinado a lar de crianças e jovens do Centro Social de Nossa Senhora do Rosário.



Na cerimónia de assinatura do acordo de cooperação celebrado com aquela instituição social, que atualmente acolhe um total de 12 jovens do sexo feminino, Ana Paula Marques sublinhou a especial satisfação do Governo Regional em verificar que o Centro Social de Nossa Senhora do Rosário dispõe de jovens que já frequentam a Universidade dos Açores e outras que são atletas de alta competição, revelando que os seus principais responsáveis, nomeadamente direção e corpo técnico, sabem desenvolver um bom projeto educativo e com muito bons resultados.


Para a governante açoriana, constata-se que naquele centro há uma grande afetividade e profundo conhecimento na relação diária mantida entre responsáveis e utentes.


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social referiu, a propósito, que o executivo açoriano tem promovido, há mais de uma década, significativas reformulações no domínio da ação social, com particular destaque na área do acolhimento de crianças e jovens.


Segundo revelou, os Açores chegaram a ter mais de 500 crianças acolhidas e esse número baixou atualmente para 297, tendo acrescentado que já não existem nos Açores lares com mais de 50 crianças e jovens e, mesmo assim, estão divididos em unidades familiares para manter a privacidade e respeitar o seu percurso de vida.


Admitiu que ainda há graves problemas na sociedade açoriana, causados, designadamente, pelas toxicodependências e distúrbios familiares, mas asseverou que interessa ao Governo Regional melhorar significativamente a inserção social dos jovens acolhidos.


Revelou, por outro lado, que o Plano e Orçamento para 2012, reforçou o Fundo de Compensação Social em 11 milhões de euros para apoiar as famílias com maiores problemas de emprego.



GaCS

Sem comentários: