segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Plano Regional de Saúde Escolar com 1722 ações


A Diretora Regional da Saúde, disse hoje que as escolas e centros de saúde da Região realizaram1722 ações de sensibilização de estilos de vida saudável no âmbito do Programa Regional de Saúde Escolar e de Saúde Infanto-juvenil, no período correspondente ao ano letivo 2010/2011.



As atividades em causa envolveram temas relacionadas com alimentação saudável, reflecções sobre o consumo de substâncias lícitas e ilícitas, saúde sexual e reprodutiva, ambiente e escola e prevenção da violência e bulling.


Sofia Duarte falava na abertura das 6ªs Jornadas da Adolescência, cerimónia que contou também com a presença da Diretora Regional da Educação e do Diretor Regional da Juventude.


“Nenhuma mensagem é tão eficaz e tão consequente como a que se transmite aos jovens” disse a Diretora Regional da Saúde, acentuando a importância do programa Regional de Saúde Escolar, que surge com “a mensagem no momento certo”, quer na área da saúde quer na área da educação, no sentido de sensibilizar os jovens a adotarem estilos de vida saudável.


No âmbito do mesmo programa e no período em referência funcionaram 11 Gabinetes de Saúde, nas escolas secundárias, realizaram-se exames globais de saúde às crianças dos grupos etários 5-6 anos e 11-13 anos e foi atualizada a vacinação aos alunos e à comunidade educativa.


Ao todo estas atividades envolveram um total de 337 profissionais, nas equipas de saúde escolar, entre os quais, 124 professores, 57 enfermeiros, 64 médicos, 34 psicólogos, 8 nutricionistas e dietistas, 3 fisioterapeutas, 7 técnicos de saúde ambiental e 2 terapeutas da fala.


A Diretora Regional da Saúde anunciou ainda a realização do “1º Fórum da Saúde em Movimento”, iniciativa, que se realizará nos dias 29 e 30 de março.


“Trata-se de uma oportunidade para debater questões relacionadas com a implementação do Plano Regional da Saúde, abordar problemáticas relacionadas com as doenças civilizacionais e conhecer em pormenor o programa do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”, disse Sofia Duarte.


Na mesma ocasião referiu que a Secretaria Regional da Saúde decidiu renovar o protocolo com a Associação de Planeamento Familiar para continuar a apoiar o centro de atendimento a jovens, planeamento familiar e saúde sexual e reprodutiva.



GaCS

Sem comentários: