sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Requalificação da frente marítima da Horta enriquece a Região


O Secretário Regional da Economia considerou hoje que há um “interesse regional” na requalificação da frente marítima da Horta, que vai muito para além do interesse da cidade e da própria ilha do Faial.



A opinião foi avançada por Vasco Cordeiro durante a cerimónia de assinatura de um contrato ARAAL de cooperação entre o Governo e a Câmara Municipal da Horta tendo em vista a realização dos estudos e projetos necessários à obra de requalificação urbana da frente mar da cidade faialense.


Segundo referiu o governante, a intervenção na frente marítima da cidade da Horta, na qual se integra também o projeto de requalificação urbana, faz parte de uma “estratégia coerente e devidamente articulada de valorização da nossa relação com o mar e de potenciar a forma como cada uma das nossas ilhas pode beneficiar dessa relação”.


É neste quadro, explicou Vasco Cordeiro, que devem ser vistas as obras que decorrem aqui no porto da Horta, com a construção, já em fase de finalização, do terminal de passageiros e de toda a infraestrutura que se situa na zona norte da baía, bem como em São Jorge e no porto da Madalena.


Quanto ao projeto para a requalificação urbana da frente mar da Horta, cujo estudo será apoiado pelo Governo no montante de 325.000 euros, o Secretário Regional da Economia referiu que aquela intervenção, “mais dirigida à malha urbana e à rede viária”, contribuirá para “transformamos por completo a relação que a cidade da Horta tem com o mar”.


Mediante uma abordagem integrada e uma estratégia coerente de valorização, vamos criar infraestruturas, por um lado, mas também proceder à requalificação dos espaços públicos e da rede viária da área urbana que tem uma relação mais direta com o mar, adiantou Vasco Cordeiro.


O governante defendeu ser necessário, porém, que a abordagem da relação com o mar não se pode ficar pela criação de infraestruturas, sendo importante “fomentar esse relacionamento”.


“É necessário criar as condições para que essa fruição, para que este potencial também económico se desenvolva. E isto faz-se não tanto com uma intervenção física mas sobretudo com a criação de condições para que surjam atividades associadas em todo este espaço, atividades que podem ter um cariz marcadamente económico e que, por essa via, podem também introduzir outro valor”, argumentou o Secretário Regional da Economia.


Sublinhando que esta obra não é apenas do interesse do Faial, Vasco Cordeiro lembrou que para a afirmação da nossa Região, por exemplo na área do turismo náutico, interessa do ponto de vista dos Açores “ter cada um das suas parcelas especialmente dotadas para corporizar” essa aposta.


De acordo com o governante, é isto, de resto, o que o Governo está a fazer paulatinamente, ao “dotar as nossas ilhas de melhores condições para se afirmarem no todo regional e, por essa via, beneficiando também toda a Região”.


O apoio agora contratualizado pelo Governo com Câmara Municipal da Horta tem com fim custear as despesas, ao nível da assessoria técnica, masterplan, projeto urbano e projetos de execução, relacionadas com a realização, pelo município faialense, do projeto para a requalificação urbana da frente mar da cidade da Horta.



GaCS

Sem comentários: