quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Secretário da Saúde desmente Artur Lima sobre dívida do sector


O Secretário Regional da Saúde desmentiu hoje que a dívida do sector tenha atingido mil milhões de euros, valor apontado pelo deputado Artur Lima na interpelação que teve lugar na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.



Miguel Correia fez questão de esclarecer “a conclusão mais estapafúrdia do debate” segundo a qual, a dívida do Serviço Regional de Saúde teria atingido mil milhões de euros.


“É falso”, disse o Secretário da Saúde, clarificando que “o somatório dos passivos exigíveis dos três hospitais e da Saudaçor não chega a 600 milhões de euros”.


Relativamente à acusação de que a Saudaçor teria sido criada para esconder dívida, Miguel Correia disse que era outra afirmação falsa, sublinhando que “a dívida da Saudaçor está todos os anos referida na Conta da Região”.


Sobre o vale saúde, outro ponto levantado no debate, foi esclarecido que foi contatada mais de uma centena de açorianos e verificou-se que 30% não devia constar da lista, porque não tem condições para a realização da cirurgia, outros 30 % recusaram o vale saúde e só 40 % aceitou a sua emissão, mas destes, 40 % acabou por desistir no momento da realização da cirurgia.


O Secretário da Saúde negou, ainda, qualquer falta de transparência no sector e disse que pelos vistos “a bancada do PSD tem conhecimento direto do que passa no conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada e um conhecimento privilegiado em relação ao que se passa nas instituições do Serviço Regional de Saúde”.


Miguel Correia respondia ao alegado atraso na assinatura do contrato programa com os hospitais e esclareceu que é o ano em que esses contratos vão ser assinados mais cedo e só não o foram ainda porque essa contratualização será feita não só com o conselho de administração mas também com os diretores de serviço.


O Secretário da Saúde voltou a sublinhar que os hospitais vão dispor de um reforço de 65 milhões de euros que vai permitir equilibrar o sector em 2012.



GaCS

Sem comentários: