quinta-feira, 22 de março de 2012

Açores participam em reunião do Secretariado Internacional Metropolis

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, participa, até ao próximo dia 24 de Março, na reunião anual do Secretariado Internacional Metropolis (Steering Committee Meeting), que se está a realizar na Cidade do México.



Durante três dias, diversos governos e instituições governamentais de cerca de 40 países, discutirão diversos temas desta rede internacional, realizando na Universidade Nacional Autónoma de México um seminário internacional, designado “Impactos da recente crise económica na migração internacional”.


Paulo Teves, da Direção Regional das Comunidades, em representação dos Açores, participa nesta reunião com a apresentação de uma comunicação sobre a política do Governo dos Açores na área das migrações, dando conta das diversas ações que os Açores estão a promover nas comunidades emigradas e imigradas.


Nesta reunião será formalizado um novo Secretariado, para além dos existentes em Otava e em Amesterdão, para a região asiática, o qual será coordenado pela China, Coreia e Filipinas e a sua sede instalada na cidade de Seoul, Coreia do Sul.


O Projeto Internacional Metropolis consiste num conjunto de atividades coordenadas, levadas a cabo por um grupo de instituições de investigação, organizações políticas e organizações não-governamentais que partilham uma visão de fortalecimento da política migratória através da investigação académica aplicada.


A parceria Metropolis, que se estende atualmente a mais de 40 países e inclui uma série de instituições de investigação e organizações políticas que representam um leque alargado de interesses políticos e académicos, assenta no interesse e relevância da sua ideia fundadora.


A organização Metropolis desenvolve a sua atividade com o objetivo de materializar uma atuação política mais eficaz, assente em práticas de investigação socialmente relevantes e numa colaboração internacional entusiástica, visando propósitos comuns, com vista a transformar ideias em projetos concretos.


Recorde-se que o Governo dos Açores, em parceria com as Universidades dos Açores e de Lisboa, organizaram a 16ª Conferência Internacional Metropolis, realizada de 12 a 16 de setembro de 2011, na cidade de Ponta Delgada, onde se juntaram mais de 700 pessoas de cerca de 80 países.


A 17ª Conferência Internacional Metropolis realiza-se na cidade de Pequim, China, de 31 de outubro a 4 novembro deste ano.



GaCS

Sem comentários: