quinta-feira, 29 de março de 2012

Azores Cruise Club fazendo uma antevisão das escalas de navios de cruzeiro para os meses de Abril e Maio nos Açores


Aproximam-se a passos largos os meses de Abril e Maio, período áureo no que concerne à escala de navios de cruzeiro nos Açores. Pela sua posição estratégica voltam a estar na rota de muitos navios de cruzeiros que procuram o início de mais um época média/alta na Europa, agora que o Inverno começa a chegar às Caraíbas e América do Sul. A nossa realidade passa, na generalidade, por estes cruzeiros de reposicionamento. No entanto os cruzeiros pelas várias ilhas do nosso arquipélago têm também um papel muito importante.

Este tipo de cruzeiro promove verdadeiramente toda a região e a contribuiu para que também outras companhias vejam os Açores como um destino e não apenas um ponto de passagem. O facto de estes itinerários realizarem-se sobretudo na nossa época baixa/média de turismo traz óbvios benefícios a alguns sectores de atividade turística, pois em muitos casos os Açores lucram mais com navios de pequena/média dimensão, em comparação com as escalas dos grandes paquetes. Em contraponto os riscos meteorológicos nesta altura do ano são consideráveis, podendo originar cancelamentos e/ou alterações na programação.

São 70 escalas de navios de cruzeiro para os portos dos Açores ao longo destes 2 meses, sendo 40 em Abril e 30 em Maio. Ponta Delgada, com 31 escalas, é o porto com mais procura. Seguem-se os portos da Horta (10 escalas), Terceira (7 escalas), Pico (6 escalas), Praia da Graciosa e Vila do Porto em Santa Maria (4 escalas cada), Velas de São Jorge e Lajes das Flores (3 escalas cada) e Corvo (2 escalas).

Pela ocupação média dos navios em escala (dados da Portos dos Açores S.A.), estimam-se que sejam cerca de 48000 os passageiros em trânsito nos Açores em Abril e Maio, com maior destaque para o porto de Ponta Delgada, com cerca de 40000. Seguem-se os portos da Horta (4500), Terceira (1400) e Pico (550).

O Norwegian Epic (Norwegian Cruise Line) será novamente o navio com maior capacidade de passageiros a atracar em Ponta Delgada (a 21 de Abril), com número médio de 3500 passageiros. Destaque também para a escala do Nieuw Amsterdam (Holland America Line) na Horta (escala inaugural nos Açores), com cerca de 2100 passageiros.

Perspetiva-se então um belíssimo início de Abril com as estreias do Adonia da P&O Cruises (em Ponta Delgada no dia 4) e do Nieuw Amsterdam da Holland America Line (a 9 na Horta e a 10 em Ponta Delgada). O Adonia é o único navio da atual frota da P&O Cruises que ainda não efetuou escala nos Açores pelo seu atual armador, embora já cá tenha estado sob outra designação e armador. Quanto ao Nieuw Amsterdam é o navio almirante da HAL, tendo entrado ao serviço em Julho de 2010. A apadrinhar a estreia do Nieuw Amsterdam em Ponta Delgada estará o Braemar (Fred. Olsen Cruise Lines).


As restantes estreias nesta época ficam a cargo do Norwegian Spirit da Norwegian Cruise Line (a 24 Abril em Ponta Delgada), do Club Med 2 (a 30 de Abril na Horta e a 1 de Maio em Ponta Delgada) e do Island Sky, um navio de menores dimensões operado pela Noble Caledonia que irá efectuar 2 cruzeiros a todas as 9 ilhas da região.

Para além do Island Sky, outros navios irão efetuar cruzeiros regionais/temáticos nos Açores, prometendo animar e trazer dividendos a vários sectores de atividade locais. À semelhança do que já tinha acontecido em 2011, o navio Sea Cloud II regressa aos Açores para realizar 2 cruzeiros pela Sea Cloud Cruises. Outros regressos serão protagonizados pelo Clipper Odyssey, que repete em 2012 a operação realizada em 2011 pela Zegraham & Eco Expeditions, e pelo quebra-gelo Expedition que após alguns anos de ausência das nossas águas regressa pelo operador turístico Plein Cap.

Merecem sempre um maior e natural destaque junto do público e entusiastas os navios de maior porte e que mais passageiros e tripulantes trazem consigo. Ao longo destes 2 meses, navios de referência da P&O Cruises, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Norwegian Cruise Line e Princess cruises estarão no porto de Ponta Delgada.

Em alguns dias a “dose” será a dobrar com a presença de vários navios em Ponta Delgada. Para além do já referido dia 10 de Abril (com o Nieuw Amsterdam e o Braemar, assinalam-se as presenças dos 2 grandes e luxuosos veleiros de cruzeiro Sea Cloud II (Sea Cloud Cruises) e Royal Clipper (Star Clippers) em simultâneo no dia 18 de Abril, os gigantes Norwegian Sun (NCL) e Celebrity Eclipse (Celebrity Cruises) a 28 de Abril. Encontros “desproporcionais” acontecerão entre o Oriana (P&O) e o Island Sky a 29 de Abril e a 9 de Maio entre o gigante Noordam (HAL) e o pequeno quebra-gelo Expedition.

Tal como em 2011 Ponta Delgada volta a ter 3 navios de cruzeiro em porto num só dia. A 24 de Abril o Voyager Of The Seas (Royal Caribbean) voltará a Ponta Delgada e junto com o Braemar (Fred. Olsen) irá apadrinhar a já mencionada estreia do Norwegian Spirit (NCL). Os números apontam para cerca de 5900 passageiros e 2500 tripulantes em trânsito (com base nos números médios disponibilizados pela Portos dos Açores S.A.). Embora inferiores aos números verificados no célebre dia 14 de Maio de 2011, não deixa de ser um dia assinalável, prometendo ser uma Terça-Feira movimentada na capital Micaelense.

Referência final para o Celebrity Constellation (Celebrity Cruises) que estará em Ponta Delgada no dia 13 de Maio, Domingo de Santo Cristo dos Milagres.


Texto: Bruno Rodrigues – Azores Cruise Club

http://www.azorescruiseclub.com


Sem comentários: