terça-feira, 27 de março de 2012

Carlos César diz que o Governo e a sociedade açoriana têm obtido sucessos na luta contra os maus tratos na infância


“O problema dos maus tratos na infância é hoje mais conhecido quer ao nível das escolas quer ao nível da multiplicidade de outros programas de intervenção que nós temos colocado no terreno”. A afirmação é do Presidente do Governo dos Açores e foi proferida hoje após ter recebido em audiência no Palácio de Santana a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada.



Carlos César considerou que os Açores têm tido progressos em várias áreas desta problemática. “Por exemplo, o número de crianças acolhidas é hoje muito menor: em 2009 nós tínhamos cerca de 650 crianças e jovens em centros de acolhimento temporário e lares para crianças e jovens e hoje, no mês de Fevereiro, temos 342. Ou seja, há uma diminuição grande nesse número, fruto também do sucesso dessas equipas de intervenção que têm promovido essa reunificação em condições desejáveis ou a reintegração dessas crianças noutros meios ativos e que asseguram esse crescimento saudável”.


A questão dos maus tratos na infância é uma questão que tem concitado as atenções não só das entidades públicas mas também de uma multiplicidade de associações de carácter privado na área da solidariedade e da intervenção social.


Segundo o Presidente do Governo, “nós temos desenvolvido um conjunto de programas de apoio à família e em particular dirigidos às crianças e aos jovens que procuram, primeiro, conhecer com profundidade e proximidade esse problema, e depois estruturar uma intervenção que permita uma ação multidisciplinar e que promova a reunificação e o reenquadramento dessas crianças numa perspetiva de crescimento saudável”.


Para Carlos César, trata-se de uma intervenção que é feita pelos Açores fora “à custa também de muito voluntariado, de muitas competências, de muita entrega de muitas pessoas, e em circunstâncias particularmente difíceis, mas que tem dado bons resultados. É um trabalho no qual nós devemos estar todos empenhados e no qual o Governo, através do Instituto de Desenvolvimento Social dos Açores, e a sociedade em geral, através de uma multiplicidade de organizações, está muito empenhado”.


A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada, em parceria com a Câmara Municipal e o Programa Escolhas, associaram-se para a organização de atividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, durante o mês de abril, que pretendem que, a médio e longo prazo, se torne num Mês Nacional de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. A Comissão entregou hoje ao Presidente do Governo dos Açores o símbolo identificativo da campanha “Laço Azul” que simboliza a solidariedade para com esta causa.



Anexos:


GaCS

Sem comentários: