sábado, 24 de março de 2012

Centro de formação juvenil arranca na Terceira


O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, presidiu, na tarde desta sexta-feira, na Praia da Vitória, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, ao lançamento da primeira pedra do Centro de Formação do Belo Jardim.



Trata-se de um investimento do Governo dos Açores superior a um milhão de euros, em parceria com a Câmara Municipal praiense e com a associação Alerta, liderada pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas.

Conforme disse André Bradford, na ocasião, o empreendimento vai “criar a casa-mãe” da formação jovem e do associativismo juvenil nos Açores, “dando corpo à pretensão que a associação Alerta apresentou ao Governo dos Açores de construir o seu próprio espaço de formação escutistas, mas alargando o seu horizonte para abarcar todos os jovens que queiram usufruir destas instalações”.

Perante a proposta, acrescentou, de acordo com as disponibilidades financeiras existentes, o projeto foi reformulado para ser, “já não apenas destinado exclusivamente às atividades escutistas mas disponível para todos os jovens e para todas as associações dos Açores”.

Este projeto enquadra-se, segundo sublinhou André Bradford, na “nova filosofia” de apoios públicos à juventude açoriana e “às suas estruturas dirigentes”, que se pauta, segundo acrescentou, por “ampliar as utilizações possíveis por cada estrutura, por cada apoio público concedido, otimizando os recursos existentes e ampliando o seu alcance”.

O governante lembrou, ainda que, “há mais de uma década”, que o Governo açoriano “tem sido um parceiro ativo do associativismo juvenil regional” e que, no caso do movimento escutista, tem contribuído anualmente, “de uma forma programada e estável, para o melhoramento contínuo das infraestruturas, sedes e equipamentos”.

Concretizando, André Bradford disse que os Governos presididos por Carlos César já investiram 1,1 milhões de euros em mais de 40 projetos de reconstrução, reabilitação e modernização de sedes e, “pese embora o esforço de contenção a que nos vimos obrigados, só na presente legislatura, pudemos apoiar financeiramente a implantação da nova sede do Agrupamento dos Rosais, em São Jorge, do CNE, da sede do Grupo do Raminho, na ilha Terceira, bem como da nova sede da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria”, para além de outros apoios pontuais em toda a Região.

A empreitada de construção do edifício do Centro de Formação do Belo Jardim possibilitará a formação do sector associativo a diversos níveis e terá capacidade para receber mais de 70 formandos, fomentando, também, intercâmbios com jovens de todas as ilhas.

O equipamento tem uma área bruta de cerca de 1.300 metros quadrados, com áreas exteriores de lazer e convívio, bar-restaurante, alojamento e salas de formação.

Este investimento está aprovado pelo Programa Operacional PROCONVERGÊNCIA.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: