quinta-feira, 22 de março de 2012

Concurso Regional IdeAçores 2012 conta com a participação de mais jovens estudantes


Nos dias 31 de maio e 1 de junho vai decorrer, na Universidade dos Açores, a II Edição do Concurso Regional IdeiAçores 2012. A divulgação foi feita, hoje, no auditório da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, que contou com a presença de cerca de duzentos alunos daquela escola.



À Semelhança da I edição, realizada o ano passado, o Concurso Regional IdeiAçores 2012 é o culminar da implementação do programa “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso” desenvolvido nas escolas da Região.


De acordo com o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, este ano, o programa de “Educação Empreendedora” apresenta “um crescimento da abrangência do número de jovens estudantes envolvidos desde o início do ano letivo”, passando de pouco mais de mil alunos para cerca de dois mil, “o que mostra um crescimento significativo”, realça o diretor.


Bruno Pacheco revela que outro aspeto inovador do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” são os Clubes de Empreendedorismo que “são a peça do sistema que garante a dinâmica e a dinamização fora do contexto sala de aula exista.”


Inserido na área da Educação para a Cidadania, “Educação Empreendedora” é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude e da Direção Regional da Educação e Formação, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, que tem por objetivos despertar e incentivar nos professores e alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir simultaneamente para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.


Segundo o Diretor Regional da Juventude, o Concurso Regional IdeiAçores “é o ponto alto de todo o processo de construção pedagógico que é desenvolvido pelos professores ao longo do ano letivo e que, nesta fase, tem a sua componente mais visível.”


O “IdeiAçores “ tem como objetivo central angariar ideias de negócio, que façam sentido para a Região Autónoma dos Açores, em diferentes setores de atividade, com a finalidade de sensibilizar e motivar os jovens açorianos para as práticas empreendedoras, para a iniciativa e dinamismo.


O concurso desenvolve-se em duas fases, sendo a primeira um Concurso Local (por escola) e a segunda o Concurso Regional (final regional).



GaCS

Sem comentários: