sexta-feira, 30 de março de 2012

Intervenção do Secretário Regional da Economia


Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, proferida hoje, na cerimónia de colocação da primeira pedra da empreitada de construção do Centro de Treinos do Grupo SATA:



"Quero, em primeiro lugar, dar-vos conta da grande satisfação e do orgulho que sinto ao proceder hoje ao lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores.


Trata-se de um dia de grande simbolismo que, estou certo, será recordado com orgulho aqui em Santa Maria, ilha intimamente ligada às atividades aeronáuticas e, desde a primeira hora, considerada pelo Governo dos Açores para a instalação desta nova infraestrutura.


De facto, com a opção de localizar aqui este serviço não estamos apenas a considerar a importância que a ilha de Santa Maria já teve para o sector da aviação civil. Estamos, isso sim, a aproveitar o potencial que esta ilha tem, desde logo ao nível da pista existente e de um conjunto de serviços de assistência ao transporte aéreo, para, afirmando as suas potencialidades, contribuir para o seu progresso.


Este não é, pois, um investimento para honrar ou homenagear o passado de Santa Maria.


Esta aposta do Governo dos Açores é, sim, para ganhar o futuro para Santa Maria.


Este investimento é para ajudar no desenvolvimento dos Açores e afirmar a Ilha como elemento valorizador da Região e contribuinte ativo para esse desenvolvimento.


Este começou por ser um projeto cujo âmbito se circunscrevia à formação de tripulantes de cabine e pessoal de terra do Grupo SATA em áreas como combate a incêndios, segurança a bordo ou evacuações de aeronaves em situações de emergência, entre outras.


Foi assim que o projeto foi apresentado e inicialmente concebido.


Aliás, o seu nome de Centro de Treinos do Grupo SATA, traduzia, exatamente, a sua dimensão e os seus propósitos.


Hoje, é com orgulho e empenho redobrado que gostaria de vos falar de um projeto mais ambicioso nos seus objetivos, mais amplo nas áreas sobre que versa, e mais fértil nos seus resultados para a ilha de Santa Maria e para os Açores.


Assim, de um Centro de Treinos para tripulantes de cabine do Grupo SATA estamos a trabalhar para termos aqui, em Santa Maria, um Centro de Formação Aeronáutica o qual, para além das valências anteriormente previstas, passa agora também a prever a formação de pilotos, desde a fase de voo base até à obtenção da Licença de Piloto de Linha Aérea com “Type rating” em A320 ou A310.


Aliás, estou em condições de anunciar que essa área de intervenção do Centro, a qual, note-se, não necessita destas infraestruturas físicas, inicia-se já no período entre 15 de Abril e 15 de Maio próximos com a realização de 5 voos base já contratualizados com a Flight Simulation Company, entidade holandesa que forma pilotos, bem como no período entre 26 de Maio e 10 de Junho com a realização de voos base contratualizados com o português Instituto de Formação Aeronáutica.


Para além destes, existem já outros clientes em via de negociação ou contratualização para os serviços deste Centro de Formação Aeronáutica dos Açores.


Mas estou convicto que podemos ir ainda mais além:


É por isso que aqui deixo o desafio à Universidade dos Açores para que se junte a nós no desencadear do processo que leve a que, também aqui, possa ser obtida a formatura de grau superior em Ciências Aeronáuticas.


O Centro de Formação Aeronáutica dos Açores vem também consubstanciar a aposta forte que o Governo e a SATA estão a fazer para a potenciação das competências desenvolvidas pelos quadros da empresa na área de formação e certificação de pessoal navegante e pessoal de cabine, facto que tem permitido que a SATA ministre internamente grande parte da formação dos seus colaboradores, representando, também aqui, um efeito económico para a empresa e para a Região.


O Centro de Formação Aeronáutica dos Açores localizado em Santa Maria é também uma aposta no reforço da nossa capacidade exportadora, neste caso na área de serviços, que estamos a concretizar.


O mercado potencial para este Centro, que não se esgota no País, que não se esgota sequer nos mercados dos Países de Língua Oficial Portuguesa, é bem a prova que os Açores e os Açorianos têm um potencial imenso para o qual temos consciência e que sabemos aproveitar cada vez melhor.


É por isso que, a concluir, gostaria de deixar uma palavra de incentivo e de reconhecimento pelo trabalho e pelo empenho de todo o Grupo SATA, em especial à Dr.ª Luísa Schanderl que, com competência, lidera, ao nível do Conselho de Administração presidido pelo Prof. Dr. António Gomes de Menezes, a concretização deste processo, bem como aos Comandantes Abel Coelho e Sérgio Oliveira cuja visão e dedicação são pedras basilares deste novo patamar para Santa Maria e para a SATA.


Uma palavra também para todos aqueles que contribuem quotidianamente para o trabalho do Grupo SATA e para o progresso da nossa terra, não esquecendo aqui, todos os homens e mulheres de pouca fé que tanta dúvida, crítica injustificada e descrença lançaram sobre este projeto, mas que, ao fazerem-no, dentro e fora de Santa Maria, apenas aumentam a nossa força, a nossa dedicação e o nosso empenho para que o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores seja uma realidade.


A vós todos, muito obrigado pela vossa presença e votos de bom trabalho!"


Anexos:


GaCS

Sem comentários: