sexta-feira, 30 de março de 2012

Palácio dos Capitães Generais abre ao público com horário de verão


De 1 de Abril a 30 de Setembro, o Palácio dos Capitães Generais e a Igreja do Jesuítas estarão abertos ao público no seguinte horário: nos dias de semana das 10H00 às 18H00; aos sábados e domingos das 14H00 às 18H00. Encerra à 3ª feira e nos feriados regionais e nacionais.



Dentro deste período de verão, na semana das festas das Sanjoaninas (de 22 a 30 de junho), o horário será o seguinte: dias de semana: das 10H00 às 20H00; ao sábado, domingo e feriado municipal de Angra do Heroísmo (dia 24 de junho- domingo) das14H00 às 20H0. Encerra na 3ª feira.


Os visitantes, individualmente ou em grupos organizados, poderão fazer marcação prévia através do endereço visitascapitaesgenerais@azores.gov.pt ou pelo telefone 295 402 300.


O Palácio dos Capitães Generais está, desde sempre, ligado à história política e administrativa do arquipélago dos Açores. Foi, no século XVII, colégio dos Jesuítas; a partir de 1766, e durante 64 anos, foi a residência dos Capitães Generais e depois dos governadores civis. Recebeu visitas de reis e presidentes da República.


Os órgãos de Governo próprio da Região Autónoma dos Açores são criados, em 1976, e o Palácio dos Capitães Generais passa da extinta Junta Geral do Distrito de Angra para a tutela do Governo Regional.


O Palácio dos Capitães Generais, um dos três palácios da Presidência, continua a ter um importante papel político e administrativo. É local de reunião do Conselho do Governo na Ilha Terceira, residência oficial do Presidente do Governo e ali funcionam vários serviços da Vice-presidência.


O circuito museográfico estabelecido permite aos visitantes compreender e apreciar um acervo constituído por valiosas peças de escultura, mobiliário, pintura e cerâmica, testemunho da rica história deste antigo convento. Destaca-se, por exemplo, a coleção de pintura que retrata os Reis de Portugal, as peças em porcelana da Companhia das Índias e o armário, de grandes dimensões, em madeira de castanho do século XVIII.


A Igreja de Santo Inácio de Loyola, vulgarmente conhecida por Igreja do Colégio, estará por acordo celebrado entre a Presidência do Governo e a Ordem Terceira da Congregação de Nª Sª do Carmo, incluída no percurso através no qual as visitas, que poderão ser guiadas, poderão a conhecer este monumento de grande importância histórica e patrimonial.


O Palácio dos Capitães Generais está neste momento a sofrer obras de salvaguarda dos espaços exteriores de modo a que o jardim norte, o claustro e o jardim sul possam recuperar o valor histórico e paisagístico.



GaCS

Sem comentários: