quinta-feira, 29 de março de 2012

Região alarga capacidade de tratamento a toxicodependentes


A Diretora Regional da Prevenção e Combate às Dependências destacou hoje o esforço do Governo em proporcionar meios de tratamento às pessoas toxicodependentes, seja em unidades de saúde da Região ou em outras comunidades terapêuticas.



Na intervenção feita no “I Fórum da Saúde em Movimento”, Paula Costa disse que neste momento existem 2117 utentes em tratamento, ou seja mais do dobro do que se verificava em 2009. Existem respostas estruturadas na Casa de Saúde de São Miguel, no Centro Local de Intervenção à Toxicodependência, nos Centros de Aditologia da Horta e Terceira e através das equipas móveis em São Miguel e Terceira.


A Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências tem também trabalhado, numa estratégia de proximidade, no sentido de fazer chegar aos utentes o tratamento necessário e adequado, possibilitando a manutenção e a inserção social e profissional em todas ilhas através das unidades de saúde.


Para esta atividade existem equipas que fazem acampamento clínico, com a administração de terapêutica de substituição (metadona) e apoio psicossocial. Encontram-se neste patamar de tratamentos 135 utentes em várias localidades.


A capacidade da Região, nesta área, vai aumentar, significativamente, com a construção da Unidade de Tratamento e Reabilitação Juvenil, no Solar da Glória, que vai facultar o tratamento de 180 utentes, 120 em desintoxicação e 60 em comunidade terapêutica, incluindo a ressocialização.


O Plano Regional de Prevenção e Combate às Dependências prevê, de igual modo, intervenções com vista à cessação tabágica. São realizadas consultas nos hospitais e centros de saúde, verificando-se em 2011 um acréscimo de 300 consultas em relação ao ano anterior, resultado da campanha realizada com a distribuição do “Guia Parar de Fumar”.


No âmbito da alcoolémia, o tratamento continua a ser feito através das casas de saúde, na Terceira e S. Miguel, tendo-se verificado um aumento de grupos de Alcoólicos Anónimos em quase todas as ilhas. Estes grupos têm um papel importante na manutenção da abstinência prolongada, constatando-se que os resultados têm sido consequentes.


No âmbito da prevenção, os programas "(in)forma-te", "expressa-te" e "Tu decides", que integram ações de sensibilização em locais públicos de diversão, junto às escolas e em bairros críticos, chegaram, no ano de 2011, a 13 mil jovens.


GaCS

Sem comentários: