sábado, 31 de março de 2012

Região com melhores indicadores nas doenças do aparelho circulatório


A Diretora Regional da Saúde disse hoje que a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos Açores, diminuiu 34,7%, entre 1995 e 2009, uma melhoria significativa nos indicadores de saúde.


“No ano de 2009, a mortalidade por doenças de aparelho circulatória foi de 842 óbitos, valor, que, embora significativo, é o menor desde 1995 e representa uma diminuição de 34,7%”, disse Sofia Duarte na abertura da “Reunião do AVC”, que decorreu em Angra do Heroísmo.
Estes dados encorajam a prosseguir as ações de prevenção, que têm vindo a ser implementadas no sentido de se criarem hábitos de vida saudáveis e de se evitarem os fatores de risco.
Também, estão em curso medidas que visam uma resposta mais rápida da parte das unidades de saúde, estando já em preparação a Via Verde do AVC. Segundo Sofia Duarte, o gestor do Programa Regional de Prevenção e Controlo das Doenças Cerebrovasculares, já promoveu reuniões com profissionais de todas as unidades de saúde com vista à sua implementação, tal como já acontece com a Via Verde do Enfarte Agudo do Miocárdio.
Segundo Sofia Duarte, encontra-se também em curso a preparação da rede de referenciação de neurocirurgia para a Região Autónoma dos Açores, que constituirá uma mais-valia para os cidadãos que necessitam de cuidados específicos na áreas da neurologia e neurocirurgia.
A Diretora Regional da Saúde aproveitou o momento para sublinhar a importância do protocolo assinado com a Direção-geral da Saúde com vista à acreditação dos centros de saúde.
A Direção Regional da Saúde enviará ao Departamento da Qualidade na Saúde a listagem das unidades que pretendem iniciar o seu processo de acreditação, com as respetivas prioridades.
O encontro realizado em Angra foi promovido pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e destinou-se a assinalar o Dia Nacional do AVC.
Contou com a participação de Rui Graça e Miguel Lourenço do Serviço de Neurologia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e de João Alcântara do Centro Hospitalar de S. José, de Lisboa.

Anexos:
2012.03.31-SofiaDuarte-AVC.mp3

GaCS

Sem comentários: