sexta-feira, 30 de março de 2012

Santa Maria vai ter Centro de Formação Aeronáutica para pilotos e tripulantes, anuncia Vasco Cordeiro


O futuro Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, cuja construção começou hoje na ilha de Santa Maria, vai permitir “a formação de pilotos, desde a fase de voo base até à obtenção da Licença de Piloto de Linha Aérea para os aparelhos Airbus 320 e 310”, anunciou hoje o Secretário Regional da Economia, revelando que “essa área de intervenção do Centro inicia-se já no período entre 15 de Abril e 15 de Maio próximos com a realização de 5 voos base contratualizados com a Flight Simulation Company, entidade holandesa que forma pilotos, bem como no período entre 26 de Maio e 10 de Junho com a realização de voos base contratualizados com o português Instituto de Formação Aeronáutica”.



Vasco Cordeiro discursava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do futuro Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, deixou também um repto à Universidade dos Açores para que se junte ao trabalho que está a ser desenvolvido em Santa Maria nesta área de forma “a desencadear o processo que leve a que, também aqui, possa ser obtida a formatura de grau superior em Ciências Aeronáuticas”.


O Secretário Regional da Economia explicou que “esta começou por ser uma estrutura cujo âmbito se circunscrevia à formação de tripulantes de cabine e pessoal de terra do Grupo SATA” tendo posteriormente sido transformada “num projeto mais ambicioso nos seus objetivos, mais amplo nas áreas que versa, e mais fértil nos seus resultados para a ilha de Santa Maria e para os Açores e que consiste num Centro de Formação Aeronáutica o qual, para além das valências anteriormente previstas, passa também a prever a formação de pilotos”, referiu.


Para o governante, a cerimónia de hoje revestiu-se, por isso, “de grande simbolismo” por se realizar numa ilha intimamente ligada às atividades aeronáuticas e por permitir “aproveitar o potencial que Santa Maria tem, desde logo ao nível da pista existente e de um conjunto de serviços de assistência ao transporte aéreo”. “Este não é, pois, um investimento para honrar ou homenagear o passado de Santa Maria. Esta aposta do Governo dos Açores é, sim, para ganhar o futuro para Santa Maria e para a dinamização da economia local”, considerou.


De fato, revelou ainda o Secretário Regional da Economia, o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores destina-se “a ajudar no desenvolvimento dos Açores e afirmar a Ilha de Santa Maria como elemento valorizador da Região e contribuinte ativo para esse desenvolvimento”.


Além destes aspetos, Vasco Cordeiro salientou ainda o fato do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores “também consubstanciar a aposta forte que o Governo e a SATA estão a fazer para a potenciação das competências desenvolvidas pelos quadros da empresa na área de formação e certificação de pessoal navegante e pessoal de cabine, facto que tem permitido que a SATA ministre internamente grande parte da formação dos seus colaboradores, representando, também aqui, um efeito económico para a empresa e para a Região”.


A infraestrutura cuja primeira pedra foi lançada hoje, permite igualmente “uma aposta no reforço da nossa capacidade exportadora, neste caso na área de serviços, que estamos a concretizar”.


“O mercado potencial para este Centro, que não se esgota no País, que não se esgota sequer nos mercados dos Países de Língua Oficial Portuguesa, é bem a prova que os Açores e os Açorianos têm um potencial imenso para o qual temos consciência e que sabemos aproveitar cada vez melhor”, disse.

Vasco Cordeiro deixou ainda “uma palavra para todos aqueles que contribuem quotidianamente para o trabalho do Grupo SATA e para o progresso da nossa terra, não esquecendo aqui, todos os homens e mulheres de pouca fé que tanta dúvida, crítica injustificada e descrença lançaram sobre este projeto, mas que, ao fazerem-no, dentro e fora de Santa Maria, apenas aumentam a nossa força, a nossa dedicação e o nosso empenho”.



GaCS

Sem comentários: