segunda-feira, 23 de abril de 2012

Açores participam na Feira do Livro de Lisboa 2012


A Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, promove a participação dos Açores na 82ª Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá de 24 de abril a 13 de maio no Parque Eduardo VII.


Tendo em conta que o principal objetivo desta participação consiste em divulgar obras de temática ou autores açorianos, o Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, considera que “esta divulgação contribui para a dinamização do livro e da leitura, ao mesmo tempo que fomenta o conhecimento sobre os Açores no contexto cultural nacional”.

Disponibilizando ao público leitor mais de 300 títulos, o Pavilhão dos Açores reunirá edições da responsabilidade de diversas entidades e instituições que, neste evento, se associam à Direção Regional da Cultura. É o caso da Associação Amigos dos Açores, da Associação Os Montanheiros, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, de Cecília Pinheiro, dos Institutos Açoriano de Cultura, Cultural de Ponta Delgada e Histórico da Ilha Terceira, da Livraria Solmar, do Núcleo Cultural da Horta, do Observatório do Mar dos Açores, da Publiçor, da Universidade dos Açores, da Utilnova e da Veraçor.

A par da venda direta de publicações, o Pavilhão dos Açores apresenta igualmente uma agenda de eventos culturais, que terão lugar no decurso da Feira. Assim sendo, no dia 4 de maio, pelas 18h00, decorrerá uma sessão de autógrafos com o velejador picoense Genuíno Madruga, a propósito de O Mundo que eu vi, obra que o mesmo publicou em 2011.

O lançamento no mercado do mais recente CD da Orquestra Regional Lira Açoriana, gravado ao vivo no Teatro Micaelense em 2011, decorrerá, por seu turno, no dia 27 de abril. Com edição da Presidência do Governo / Direção Regional da Cultura e preparação musical a cargo do Maestro António Melo, o CD apresenta um repertório variado, constituído por peças de autores açorianos, temas da música popular e trechos célebres de compositores de referência. Os seis temas gravados e agora disponibilizados ao público são “Nas Asas do Milhafre – Abertura”, um original de Hélder Bettencourt, “Pilatus, Mountain of Dragons” de Steven Reineke, “Três Oceanos”, original de Antero Ávila, “Persis, fantasia”, de James L. Hosay, “Pezinho Velho” com arranjo de Hélder Bettencourt e “The Washington Post” de John Philip Sousa, com arranjo de Hélder Bettencourt.

Outra edição da Presidência do Governo / Direção Regional da Cultura a merecer destaque é o Roteiro Cultural dos Açores, que será apresentado no dia 11 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão da APEL. Trata-se de um projeto com a coordenação científica do Professor António Machado Pires e produção do Centro Nacional de Cultura, que congrega mais de vinte artigos de reputados especialistas sobre diversos temas relativos aos Açores. A história, a natureza ou a geografia das ilhas são aqui reapresentadas numa obra certamente apelativa a todos os que elegeram os Açores como destino real ou imaginário.

O Pavilhão “Cultura Açores” (E-D39) da 82ª Feira do Livro de Lisboa poderá ser visitado a partir das 17h00 do dia 24 de abril no seguinte horário: de segunda a quinta das 12h30 às 23h00, sexta das 12h30 às 24h00, sábado das 11h00 às 24h00 e domingos e feriados das 11h00 às 23h00. O funcionamento deste pavilhão será assegurado por quatro jovens estudantes açorianos.


GaCS

Sem comentários: