sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alunos açorianos lançam satélite na Noruega

Mariana Moreira, João Melo, Antero Moura, Jerry Cunha e Mileida Costa são os cinco alunos da escola Básica e Secundária da Vila do Porto, na ilha Santa Maria, nos Açores, que esta terça-feira lançaram com sucesso o foguetão que transportou um minissatélite construído pelos próprios.



A iniciativa, que está a realizar-se na Noruega, insere-se numa competição lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) com 14 equipas de países da União Europeia. Amanhã será conhecida a equipa vencedora.
“Temos a indicação que tudo correu muito bem. Vamos recolher os dados e processá-los, para depois fazermos uma apresentação”, afirmou ao CM Hélder Chaves, professor de Física e Química, minutos após o lançamento do foguetão a cerca de 1000 metros de altitude.
O satélite, que tem a aparência de uma lata de refrigerante, tem como objectivo recolher dados que permitam monitorizar a subida do nível, verificar a existência de manchas de petróleo e a protecção do cagarro.
Segundo Hélder Chaves e Juan Olasco, professor de Informática, a aventura começou em Novembro de 2011 quando apresentaram a candidatura ao ‘European CanSat’. Após a aprovação do projecto ‘Azorean Shearwater – Cagarro açoriano’, “o trabalho foi intenso para concretizar todos os pormenores”.

Fonte: CM

Sem comentários: