sexta-feira, 20 de abril de 2012

Apurados vencedores do concurso "Jornalismo Contra a Violência Doméstica"


A reportagem “É Natal!...Outra Vez” da jornalista Lília Almeida é a vencedora do concurso: Jornalismo Contra a Violência Doméstica, promovido pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social.


Em segundo lugar ficou a reportagem da jornalista Bárbara Almeida, que apresentou a concurso um trabalho que visou assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Doméstica e, em terceiro lugar ficou a reportagem intitulada: “Violência Doméstica”, da autoria da jornalista Olivéria Santos.

Os resultados foram deliberados por um júri constituído por dois jornalistas, uma especialista na área da violência doméstica, um representante da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social e um representante da Associação Burra de Milho.

O anúncio foi feito hoje pela Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, durante a entrega de prémios, no âmbito do concurso: Jornalismo Contra a Violência Doméstica, em Ponta Delgada, onde esteve presente em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.

O concurso teve por objetivo premiar as melhores peças jornalísticas ou produtos de publicidade publicados ao longo do ano de 2010 e 2011, que contribuíram para a prevenção, sensibilização e combate à violência doméstica, e contou com sete candidaturas e oito trabalhos.

Segundo Natércia Gaspar, o concurso visou, ainda, “sensibilizar, chamar a atenção e envolver cada vez mais a Comunicação Social para o combate à violência doméstica”.

Enaltecendo a importância do papel da Comunicação Social nesta matéria, a Diretora Regional considerou mesmo os profissionais da comunicação de “parceiros no combate e prevenção deste flagelo”.

“ É uma forma de reconhecer o vosso trabalho e de reiterar o papel excecional que os órgãos de Comunicação Social tiveram e têm na sensibilização, prevenção e combate à violência doméstica”, realçou.

Natércia Gaspar recordou, ainda, várias iniciativas do Governo dos Açores nesta área, entre as quais uma iniciativa dirigida aos jornalistas da Região.

O concurso enquadra-se no âmbito do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica nos Açores, o qual prevê a realização de ações de sensibilização e informação específicas para abordagem e mobilização dos jornalistas da Região em torno da problemática da violência doméstica, tendo como finalidade potenciar o papel informativo e reflexivo dos órgãos de Comunicação Social na construção social da realidade referente ao combate ao flagelo da violência doméstica.

A iniciativa foi organizada em conjunto com a Associação Cultural Burra de Milho, em parceria media com a RTP/RDP Açores, Viaoceânica, AzoresglobalTV e contou com o apoio da New Copy.


GaCS

Sem comentários: