domingo, 29 de abril de 2012

Cantadores ao desafio são expoentes da cultura popular


Os cantadores ao desafio açorianos são expoentes da cultura popular e o seu mérito é reconhecido e acarinhado pelo povo.

A afirmação é do Vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, que falava este domingo, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, nas Cinco Ribeiras, ilha Terceira, no lançamento do livro Charrua 1910-2010, da autoria de Liduino Borba.
Sobre José de Sousa Brasil – o Charrua –, o governante disse ter sido “um dos melhores se não o melhor, improvisador nesta arte de fazer cantigas ao desafio”, com um repentismo e uma capacidade poética ainda hoje falada por todos os apreciadores.
Sérgio Ávila acrescentou que o percurso do Charrua deve de servir de motivação para os mais jovens, pela atitude e pela vontade de desenvolver uma capacidade criativa e congratulou-se por estarem a aparecer novos valores que garantem o futuro das cantorias.
O Vice-presidente saudou, também, as instituições locais, como as Juntas de Freguesia e sociedades de instrução e recreio que se associam, com empenho, a eventos de homenagem e divulgação dos valores das suas terras, como é o caso da Junta e da Sociedade das Cinco Ribeiras que já colaboraram ativamente em vários lançamentos de livros e homenagens ao Charrua.
Depois da apresentação do livro de Liduino Borba, seguiu-se uma cantoria em que participaram 10 cantadores, entre consagrados e simples entusiastas desta forma única de expressão popular.


GaCS

Sem comentários: