sábado, 21 de abril de 2012

Carlos César elogia ação das Casas dos Açores espalhadas pelo mundo


Carlos César reafirmou a sua opinião de que as Casas dos Açores espalhadas pelo mundo – constituindo-se como autênticas embaixadas açorianas – desempenham, em algumas circunstâncias, o papel que cabe à representação do país.


Para exemplificar “a assistência de corpo inteiro” que as Casas dos Açores prestam em algumas áreas, o Presidente do Governo Regional apontou os casos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde o consulado passou a vice-consulado, e o das ilhas Bermudas, onde o consulado foi encerrado.

“Portanto, nós temos uma missão que assumimos, quer perante a nossa comunidade mais próxima, mais familiar, que é a açoriana, quer também no conjunto da comunidade portuguesa”, disse, acrescentando que, em vários locais, como nos Estados Unidos, as Casas dos Açores dinamizam e apoiam escolas e programas, por exemplo, de língua portuguesa.

Por isso, afirmou que os Açores se orgulham muito da presença tão impressiva dessas instituições nos países onde residem emigrantes açorianos, razão que leva o Governo Regional a apoiar as suas actividades e o seu papel agregador, não só de naturais dos Açores, mas de todos quantos gostam da região.

Carlos César falava no decorrer da Gala que assinalou o 85º aniversário da Casa dos Açores de Lisboa – a mais antiga das treze espalhadas por vários países –, cuja Assembleia-Geral, por proposta da Direção, decidiu, por unanimidade, atribuir-lhe o diploma de Sócio Honorário.

O Presidente do Governo Regional confessou-se honrado com a distinção, que recebeu das mãos de Miguel Loureiro, Presidente da Direção da Casa dos Açores de Lisboa, teceu elogios à importância da ação daquela instituição como elemento congregador dos açorianos na área da capital do país e apelou a um esforço no sentido de suscitar o interesse dos mais jovens e de pessoas amigas dos Açores a uma maior aproximação àquela Casa.

Para Carlos César seria bom que isso acontecesse para que se “possa carrear prestígio, trazer força e assim prosseguirmos neste esforço de vitalização dos Açores nas suas manifestações externas como na sua vivência nas nossas ilhas.”

Anexos:
2012.04.21-PGRnaGalaAniversárioCasaAçoresLisboa.mp3

GaCS

Sem comentários: