sexta-feira, 27 de abril de 2012

Escola dos Ginetes qualifica e desperta nos jovens o gosto pela matemática


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu hoje à iniciativa “4x6 horas de Matemática”, um evento de divulgação científica, promovido pela Escola Básica e Integrada dos Ginetes, que pretende estimular, de forma lúdica e pedagógica, o gosto pela matemática.


José Contente visitou os diferentes módulos interativos, a exposição, as salas de modelagem, de exibição de documentários e o auditório onde decorrem as palestras, tudo iniciativas alusivas à matemática e que pretendem despertar e estimular nos alunos o gosto pela disciplina.

À comunidade escolar, o governante referiu que é importante que os alunos se envolvam assiduamente com as diferentes áreas do saber “para poderem ajudar a desenvolver uma sociedade moderna, na qual a matemática é uma ferramenta e um instrumento fundamental em várias profissões”.

Esta iniciativa, apoiada pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos no âmbito do programa de apoio à realização de eventos que promovam a divulgação científica e tecnológica, pode ajudar, sublinha o governante, a “descomplexificar” os mitos em relação à matemática, mostrando que é uma ciência fundamental no nosso dia-a-dia e que pode ser divertida.

O “projeto 24x6 horas de Matemática” pretende igualmente demonstrar que o que “parece complexo pode ser ensinado de uma maneira simples, e os alunos, se viverem experiências expressivas, como esta, vão certamente ser motivados para a matemática”, acrescentou o governante.

José Contente, que relembrou o tempo de estudante, incentivou os alunos a afastarem o ciclo vicioso que conduz a resultados menos favoráveis. “Eu também já fui aluno como vocês e sei que os estudantes têm tendência a afastarem-se mais daquilo que gostam menos e estudam menos aquilo de que não se gosta e o resultado reflete-se nas notas”.

O Secretário Regional elogiou a iniciativa da Escola Básica e Integrada dos Ginetes por retirar da sala de aula a matemática e demonstrar, de forma divertida e inteligente, que a matéria curricular é importante no dia-a-dia, inclusivamente em muitos dos jogos que jogamos em casa.


GaCS

Sem comentários: