sábado, 21 de abril de 2012

Escolas açorianas celebram o Dia Mundial do Livro


Por ocasião do Dia Mundial do Livro, celebrado anualmente a 23 de abril, e no âmbito do Plano Regional de Leitura, vão realizar-se nas escolas açorianas diversas atividades de promoção do livro e da leitura, desenvolvidas pela Secretaria Regional da Educação e Formação através da Direção Regional da Educação e Formação.

As atividades têm como objetivo valorizar o poder informativo, formativo e simbólico da palavra escrita, contribuindo para a construção de representações afetivas em torno da leitura, e influenciar positivamente as gerações mais jovens, bem como fazer com que o livro e a leitura ocupem lugar de destaque no imaginário regional.
No dia 23 de abril tem lugar na EB1/JI de Vista Alegre, no Faial, o ateliê Sentimentos, coordenado por Ana Rita Braga Henriques e incluído no projeto Abraços de palavras, que se iniciou a 17 de abril para as escolas do 1.º ciclo. Ana Rita Braga Henriques é licenciada em Educação pela Universidade do Minho, ramo de especialização em Animação Educativa e Desenvolvimento Pessoal e Social e é desde 2003 autora de conteúdos socioeducativos, culturais e formativos promotores de desenvolvimento de competências, sendo responsável pela conceção e orientação de ações e projetos de animação socioeducativa, cultural e formativa, dirigidos à população infanto-juvenil e adulta.
No mesmo dia inicia-se nas escolas do 1.º ciclo da ilha Terceira a sessão de conto com livro, com duas sessões a partir das 9H00 na EB1,2,3/JI de Angra do Heroísmo, uma sessão pelas 11 horas na EB1/JI de S. João de Deus e duas sessões a partir das 13H30 na EB1/JI Infante D. Henrique. As sessões são conduzidas por Ricardo Ávila, licenciado em Educação de Infância pela Universidade dos Açores, que se encontra a realizar os estudos de mestrado em Teatro, ramo de ator-marionetista pela Universidade de Évora, possuindo já uma longa participação em diversas atividades artísticas ligadas ao teatro e ao conto.
Também a Escola Básica e Secundária da Madalena, no Pico, organizou inúmeras atividades para celebrar o Dia Mundial do Livro, incluindo uma Charanga de letras, um encontro dos alunos do 12º ano com Filomena Correia sobre denominadores comuns na obra de José Saramago, um encontro entre Miguel Real e os alunos e o lançamento do seu livro “Vocação Histórica de Portugal”. Estão previstas também iniciativas ligadas ao 25 de Abril.
Mais informações sobre os projetos artísticos no âmbito do Plano Regional de Leitura estão disponíveis emhttps://www.edu.azores.gov.pt/projectos/planoregionalleitura/Paginas/PRL-projetosartisticos.aspx


GaCS

Sem comentários: