terça-feira, 24 de abril de 2012

Governo dos Açores associa-se à Capital Europeia da Juventude no âmbito do projeto “PT-POLIS”


Os Açores abrem portas à Capital Europeia da Juventude através do “PT-POLIS”, um projeto da Fundação Bracara Augusta, entidade gestora da Braga 2012-Capital Europeia da Juventude, financiado pelo programa europeu Juventude em Ação.


 O Projeto, que pretende assinalar uma ampla discussão nacional sobre o processo democrático e a participação dos jovens na cidadania portuguesa, assim como incrementar a participação destes de forma ativa e democrática em estruturas sociais e organizações juvenis, contou com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, como entidade parceira e facilitadora.

Para o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, que esteve presente, na passada quinta-feira, na Universidade dos Açores, local onde decorreu um dos seminários do projeto “PT-POLIS”, esta iniciativa “ vai ao encontro do que ficou delineado no início da legislatura”, isto é, “continuar a contribuir para que o número de projetos financiados a nível Europeu possa aumentar, significativamente, nos Açores”.

Neste sentido, e a título de exemplo, recorde-se, que há cerca de uma semana, “tivemos a oportunidade de apresentar um projeto na área da Educação para o consumo, na ilha Terceira, financiado, também, pelo programa europeu Juventude em Ação”, lembrou Bruno Pacheco.

O Dirigente Político acrescentou que desde o ano de 2009 tem havido um aumento no número de projetos Europeus.

 Relativamente aos projetos organizados pela Direção regional da Juventude, ou nos casos em que esta entidade governamental desempenha um papel de colíder juntamente com outras associações, salienta-se a “ realização de mais de 14 projetos Europeus com um investimento direto superior a 300 mil euros e indireto, num valor estimado, superior a meio milhão de euros”, realçou o Diretor Regional.

Estes dados são significativos para Bruno Pacheco e mostram o empenho não apenas do Governo dos Açores mas também das associações de juventude e organizações não-governamentais que têm vindo a participar neste movimento com o intuito de aumentar a dinâmica europeia através da juventude Açoriana.

O facto do projeto “PT-POLIS” se estender à Região autónoma dos Açores, por iniciativa da entidade gestora da Braga 2012-Capital Europeia da Juventude, é para o Diretor Regional da Juventude um ato de “reconhecimento” de que “nos Açores se praticam políticas públicas de juventude pró-ativas e que já começam a ser um marco no panorama global do território nacional”.

Os seminários, que se realizam no âmbito do “PT-POLIS”, estão organizados de acordo com as metodologias não formais, nomeadamente metodologia do diálogo estruturado e submetem-se, na região, ao tema do Empreendedorismo, área em que o Governo dos Açores tem apostado fortemente através do programa “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso”.

O Projeto “PT-Polis” terá a duração de 6 meses e será realizado em todas as Capitais de Distrito e regiões autónomas dos Açores e da Madeira com a participação de 620 jovens de todo o País.

No final do projeto, será realizado um seminário para discussão das conclusões. Este contará com a presença dos representantes de todos os seminários distritais e  terá lugar nos dias 29 e 30 de junho de 2012,  em Braga.


GaCS

Sem comentários: