sexta-feira, 27 de abril de 2012

Governo enaltece a juventude que vai moldar os Açores durante o século XXI


“Estamos perante uma geração que vai moldar os Açores durante este século. Isto é fundamental, por isso é importante a partilha de reflexões, de propostas, de respostas, de ideias e dizer o que é que está a acontecer”, salientou o Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.


Rui Bettencourt falava durante o debate sobre os desafios do mercado de trabalho, no âmbito da XIII sessão do Plenário Jovem, uma iniciativa promovida e patrocinada pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, e que contou ainda com as presenças dos diretores regionais da Educação e Formação e da Juventude.

Dirigindo-se aos alunos do Ensino Secundário da Região, o Diretor Regional afirmou que “o emprego não depende de um só fator mas sim de um conjunto de fatores, e temos que ser muito mais fortes naqueles que nós dominamos para contrapor aqueles que são externos à Região”, realçando a “dinâmica constante do mercado de trabalho”.

Atualmente, referiu, “os fatores conjunturais estão a perturbar fortemente o mercado de emprego e a levar ao desemprego”.

Rui Bettencourt aproveitou ainda a ocasião para incentivar os jovens a apostarem na sua qualificação porque mesmo “em época de dificuldade são as pessoas qualificadas que têm mais probabilidades de emprego”.

“Não há futuro que não passe pela qualificação dos jovens ”, sublinhou, adiantando que “só uma geração mais qualificada a trabalhar leva a que sejamos capazes de criar mais riqueza, condição necessária para que se mantenha e se reforce o Estado Social a que as pessoas têm direito. O objetivo deve ser este e não aceitar o empobrecimento”.
  
As questões de emprego, relações laborais e de empregabilidade são, de acordo com o Diretor Regional, temas que “desde há muito são considerados importantes e centrais para o projeto de vida de cada um de nós”, assumindo “particular importância quando se fala sobre esses assuntos com os jovens”. 

A sessão do Plenário Jovem visa proporcionar aos alunos, que se candidataram, uma experiência parlamentar, semelhante às sessões plenárias que ocorrem, mensalmente, no parlamento açoriano e tem a ainda envolver os jovens em projetos de participação cívica.

Na sessão participam 57 jovens deputados que vão debruçar sobre a temática dos “Desafios do Mercado de Trabalho”, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Este evento destina-se aos alunos do Ensino Secundário da Região e conta, este ano, com a participação de 17 escolas, nomeadamente a EBI Mouzinho da Silveira, as EBS das Flores, Graciosa, Lajes e São Roque do Pico, Calheta, Velas, Povoação, Nordeste, Vila Franca do Campo, Tomás de Borba e Secundárias Manuel de Arriaga, Antero de Quental, Ribeira Grande, Laranjeiras, Lagoa e Domingos Rebelo.

Anexos:
2012.04.27-DRTQPDC-Plenário Jovem.mp3

GaCS

Sem comentários: