quinta-feira, 26 de abril de 2012

Orquestra Regional Lira Açoriana lança CD gravado ao vivo no Teatro Micaelense


Na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, será lançado no mercado, no decorrer da Feira do Livro de Lisboa, o mais recente CD da Orquestra Regional Lira Açoriana, gravado ao vivo no Teatro Micaelense em 2011.


Com edição da Presidência do Governo / Direção Regional da Cultura e preparação musical a cargo do Maestro António Melo, o CD apresenta um repertório variado, constituído por peças de autores açorianos, temas da música popular e trechos célebres de compositores de referência. Os seis temas gravados e agora disponibilizados ao público são “Nas Asas do Milhafre – Abertura”, um original de Hélder Bettencourt, “Pilatus, Mountain of Dragons” de Steven Reineke, “Três Oceanos”, original de Antero Ávila, “Persis, fantasia”, de James L. Hosay, “Pezinho Velho” com arranjo de Hélder Bettencourt e “The Washington Post” de John Philip Sousa, com arranjo de Hélder Bettencourt.

Criada em 1998, a Orquestra Regional Lira Açoriana é constituída por mais de cem jovens músicos, em representação das muitas dezenas de Bandas Filarmónicas das várias ilhas dos Açores. A sua criação teve como objetivo enriquecer a participação açoriana no programa cultural que a Direção Regional da Cultura promoveu no dia dos Açores, na Expo’98, em Lisboa.

O êxito desta iniciativa, reiterado na sua intervenção dois anos depois na Expo Am Meer, em Willermshaven, na Alemanha, levou o Governo Regional a decidir manter a Orquestra Regional Lira Açoriana como símbolo por excelência da unidade da Região, através da música. A ideia fundadora inicial evoluiu, portanto, para a de um projeto formativo alargado, que sirva de suporte à desejada evolução das filarmónicas dos Açores, as quais constituem um património cultural de valor inestimável.

A Lira Açoriana atua sob a orientação do maestro António Melo e interpreta um vasto repertório de música ligeira e erudita.


GaCS

Sem comentários: