quinta-feira, 26 de abril de 2012

Recital de Canto e Acordeão na Temporada de Música 2012


A Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, tem programados, para o final deste mês de abril, dois recitais de canto e acordeão. Com efeito, o barítono José Corvelo e o acordeonista Pedro Santos atuarão na próxima sexta-feira, dia 27, na Igreja Matriz da Calheta, em São Jorge, e no dia seguinte, 28, no Auditório Municipal da Povoação, em São Miguel. Ambos os concertos terão lugar pelas 21h30.


O programa a apresentar será dedicado ao repertório urbano - maioritariamente do século XIX - escrito originalmente para canto e adaptado ao acordeão. Serão ainda interpretadas algumas árias de ópera de dois dos grandes compositores deste género: W. A. Mozart e G. Rossini. Pedro Santos interpretará igualmente algumas obras para acordeão solo, entre outras, o conhecido «Libertango» do compositor argentino Astor Piazzolla.

Natural da Ilha das Flores, José Corvelo licenciou-se, com elevada classificação, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, onde integrou a classe de José de Oliveira Lopes. Foi-lhe atribuído o prémio «Eng.º António de Almeida» pela Fundação com o mesmo nome, que distingue os melhores alunos finalistas das universidades portuenses. Já desempenhou vários papéis em ópera e cantou como solista em obras corais, sob a direção de reputados maestros, tanto nacionais como estrangeiros.

Pedro Santos é licenciado pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e tem-se apresentado regularmente em recitais a solo e em diversas formações de música de câmara um pouco por todo o País e no estrangeiro. Foi laureado em diversos concursos, tendo obtido o 1.º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão em Alcobaça (1995), o 3.º Prémio no Concurso Revelação Jovens Músicos (Porto, 2004) e o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Itália (2004).

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada. 


GaCS

Sem comentários: