terça-feira, 29 de maio de 2012

Álamo Meneses sensibiliza para a qualidade do ar com visita a novas estações de monitorização


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, visitou hoje as duas novas estações de medição da qualidade do ar de São Miguel, em Ponta Delgada e na Ribeira Grande, cujos resultados passarão a estar disponíveis na internet, em tempo real.

As visitas surgiram no âmbito de uma ação de educação ambiental, em colaboração com a rede Eco-escolas, que preparou duas sessões de sensibilização para explicar a alunos do 4º ao de escolaridade o que é o ar, a atmosfera, em que consiste a qualidade do ar e como funcionam estes dois novos equipamentos de medição.

De acordo com o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, “estas duas estações de monitorização, que entraram em funcionamento há pouco tempo, precisam de ser conhecidas e divulgadas pela comunidade em geral”.

Álamo Meneses explicou, na visita à estação de Ponta Delgada, que estes instrumentos servem essencialmente para informar como se encontra a qualidade do ar, adiantando que os dois equipamentos estão situados na periferia das duas cidades e permitem uma medição das condições médias da qualidade da atmosfera em cada uma das zonas urbanas.

As duas novas estações, para além de medirem aspetos meteorológicos, como a velocidade e direção do vento, temperatura, radiação solar, precipitação e humidade relativa, cobrem também um conjunto de parâmetros referentes ao tráfego rodoviário, uma vez que estão equipadas com analisadores automáticos de medida da qualidade do ar, que medem poluentes como o dióxido de azoto (NOx), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3), monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 µm e partículas de diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 2,5 μm (micrómetro).

O governante adiantou, ainda, que todos os resultados obtidos nas estações de medição são enviados em tempo real para duas instituições, que procedem à análise dos mesmos, disponibilizando-os depois no portal online do Governo Regional.

Desta forma, o público em geral e a comunicação social passam a garantir o acesso diário a uma informação compreensível. A Direção Regional do Ambiente disponibiliza diariamente, através do endereço www.azores.gov.pt/gra/sram-ambiente, a informação sobre a qualidade do ar na região, que inclui o Índice da Qualidade do Ar, sendo que a partir das 15 horas de cada dia está disponível o Índice Definitivo, calculado com base nos dados medidos até essa hora.

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar assegurou que, com a instalação destes dois novos equipamentos, o Governo Regional complementa a rede regional de monitorização, permitindo alargar a amostragem da qualidade do ar, uma vez que, até agora, só existia uma estação de medição, situada na freguesia da Ribeirinha, no Faial.



Anexos:

2012.05.29-SRAM-VisitaEstaçõesMonitorizaçãoQualidadeAr.mp3


GaCS

Sem comentários: