sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alunos açorianos têm manuais escolares disponíveis para empréstimo


A Secretária Regional da Educação e Formação foi ouvida hoje, através de videoconferência, pela Comissão Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia regional, sobre gratuitidade dos manuais escolares e sobre a colocação de um psicólogo na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, na ilha do Corvo.

No primeiro caso, trata-se de uma proposta legislativa do Partido Comunista Português que Cláudia Cardoso entende não se justificar, uma vez que o Governo desenvolve políticas de ação social “sólidas” junto dos estudantes mais carenciados, que incluem a cedência de manuais, e também porque, recentemente, “foi aprovado um Decreto Legislativo Regional que coloca os princípios do empréstimo dos manuais escolares”.

Segundo precisou a governante, “não faz sentido estar a criar, simultaneamente, outro sistema”, mas implementar, “como já se está a fazer”, o sistema de empréstimos aprovado, em articulação com as escolas.

Relativamente à colocação de um psicólogo na escola do Corvo, um projeto de Resolução do Partido Popular Monárquico, Cláudia Cardoso disse que tal não se justifica, dada a dimensão da população escolar.

O Governo defende que se deve manter o modelo de apoio vigente naquela área que é “a deslocação do psicólogo afecto à unidade orgânica da ilha das Flores, sempre que tal se revele necessário”, como vem sendo feito, melhorando, eventualmente, alguns aspectos.



Anexos:
2011.06.22-SREF-ManuaisEscolares.mp3


GaCS

Sem comentários: