quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ana Paula Marques diz que “hortas comunitárias nos Açores são uma realidade”


“As hortas comunitárias nos Açores são uma realidade, não são hortas virtuais”, frisou ontem à tarde a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social durante uma visita às hortas comunitárias do Aldeamento de São Pedro, na Freguesia da Maia, no concelho da Ribeira Grande, onde foram disponibilizados 10 talhões para cultivo, correspondendo cada parcela a 200 m2.

Segundo Ana Paula Marques, o executivo açoriano pretende ainda disponibilizar outra sobra de terreno no Aldeamento de São Pedro destinada a outros moradores, um projeto que será estendido a outros concelhos da Região.

Esta iniciativa conta com a parceria da Casa do Povo da Maia, cujo protocolo prevê o usufruto de um terreno, pertencente à Região Autónoma dos Açores, com vista à implementação de hortas comunitárias.

A breve trecho, anunciou, o Governo do Açores vai abrir também diversos concursos para a aquisição de mais talhões, desta vez nas Capelas, em São Roque e no Livramento, no concelho de Ponta Delgada, recordando a cedência por parte do executivo açoriano de cerca de 70 talhões aos moradores dos loteamentos urbanos da Piedade Jovem e dos Milagres, nos Arrifes, destinados a hortas comunitárias, que conta com a colaboração da Casa do Povo dos Arrifes.

O gosto pela atividade agrícola e a necessidade de arranjar outras formas para colmatar alguma perda de rendimentos são, no entender da governante regional, as principais razões para as famílias aderirem às hortas comunitárias.

Neste trabalho, explicou, o Governo dos Açores conta com as parcerias dos moradores dos loteamentos da Região, das casas de povo e das juntas de freguesia, sendo que os terrenos disponibilizados para cultivo são propriedade da Região Autónoma dos Açores.

Paralelamente, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou ontem à tarde o novo Atelier de Tempos Livres de S. Brás, no concelho da Ribeira Grande, o qual foi objeto de obras de reabilitação, em parceria com a junta de freguesia e casa do povo da Maia

Na ocasião, Ana Paula Marques congratulou a iniciativa que dará resposta às crianças daquela localidade.



GaCS

Sem comentários: