sexta-feira, 29 de junho de 2012

Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas


No seguimento da “tardia” preocupação demonstrada pelo PSD Açores em relação aos estragos provocados pelo mau tempo na produção de vinho da ilha do Pico, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas esclarece o seguinte:

O tempo que ocorreu nos meses de maio e junho do corrente ano caracterizou-se por ventos fortes e por um período de precipitação e humidades intensas, numa altura particularmente sensível do ciclo vegetativo da videira.

Os estragos provocados pelo vento foram objeto de levantamento oportuno, verificando-se que ocorreram desnocas de varas, com incidência variável, consoante o sistema utilizado na condução das videiras.

As vinhas onde ocorreram maiores estragos foram as que têm um sistema de condução livre, prostrado sobre o solo, sem proteção de muros ou de sebes vivas, onde as perdas variam entre os 20% a 40%, em média.

Nas vinhas protegidas por muros (currais) e nas armadas em arame o prejuízo foi menor, estimando-se na ordem dos 10 %, em média.

À ação perniciosa do vento poderá acrescer, derivado da normal natureza do ciclo vegetativo da videira, um maior risco para o aparecimento de doenças criptogâmicas, principalmente nas videiras que estavam em fase de floração, devido à grande precipitação ocorrida no mesmo período.

Por isso, os Serviços de Desenvolvimento Agrário do Pico, de imediato, no dia 25 de maio enviaram uma circular para todos os viticultores da ilha do Pico alertando apropriadamente e efetuando tecnicamente extensão e divulgação agrária através de recomendações técnicas a seguir.

Sabendo, como saberá de tudo isto, vem agora o PSD Açores, oportunisticamente, questionar o Governo sobre esta matéria, provavelmente com a única intenção de lançar a confusão e denegrir os serviços oficiais e o governo, tentando explorar a debilidade daqueles que foram atingidos pelas condições do clima, como se a ocorrência de irregularidades e a inconstância climatérica fosse culpa de alguém.


GaCS

Sem comentários: