segunda-feira, 25 de junho de 2012

José Contente diz que Plano de Contingência de Comunicações “é uma inovação no país”


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou hoje o contrato para a aquisição e instalação da Plataforma Integrada de Comunicações, no âmbito do Plano de Contingência para as Comunicações ao nível da Região.

O Plano de Contingência permite, em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe, identificar, a cada momento, entre um conjunto de redes públicas e privadas, quais as que estão a funcionar, criando uma plataforma que garanta que a Região não fique sem comunicações. A assinatura deste contrato significou, para o governante, um passo inovador ao nível da segurança nas comunicações dos Açores.

José Contente anunciou que está já a ser feita uma experiência piloto, através de uma parceria estratégica com a Portugal Telecom, a EDA e as autarquias da Praia da Vitória e Povoação, para testar a Plataforma Integrada de Comunicações, sistema esse que será alargado às restantes entidades públicas e privadas que irão integrar o Plano de Contingência de Comunicações.

O enquadramento geodinâmico dos Açores, associado à atividade sismo-vulcânica e intempéries, pode motivar, a qualquer altura, o acionamento de planos desta natureza, razão pela qual “o Governo dos Açores dá grande prioridade às comunicações, especialmente porque vivemos num território descontínuo, e que nunca pode ficar isolado” sublinhou o governante.

“Este é um projeto inovador de grande importância porque vem reforçar as comunicações de emergência dos Açores. Em situações de catástrofe as entidades de proteção civil e socorro precisam, a cada momento, fazer o ponto da situação e solicitar todo o tipo de meios necessários, logo, as comunicações têm que estar disponíveis”, afirmou o Secretário Regional após a assinatura do contrato com a GlobalStar System, empresa que tem vindo a desenvolver sistemas de comunicações específicos consoante as necessidades de diversas áreas, incluindo a da Proteção Civil.

José Contente realçou que o executivo açoriano deposita grande confiança nesta plataforma, que representa mais um passo na pirâmide de segurança que é dado na Região.

“Cá está um exemplo de um projeto inovador, que nos coloca à frente no país, e fico muito satisfeito por ter participado com o proprietário da empresa, David Tavares, neste ato porque ele representa também a alma açoriana naquilo que temos de bairrismo: estar á frente do desenvolvimento, e neste momento, isto é fundamental para que sejamos também uma Região competitiva”, acrescentou o Secretário Regional.


Anexo:
2012.06.25-SRCTE-ContratoPlataformaComunicação.mp3



GaCS

Sem comentários: