terça-feira, 26 de junho de 2012

Ligações de Espanha a São Miguel e Terceira duplicam durante o Verão


O aumento das rotações previstas para o mercado espanhol, com ligações a Ponta Delgada e à ilha Terceira, e que vai representar cerca de mais 10 mil dormidas em relação ao inicialmente previsto, o reforço da promoção dos Açores nos mercados alemão e holandês, entre outros, e a criação de novos produtos para o mercado nacional, como é o caso de um pacote dirigido às famílias ou da criação do cartão Açores, são algumas das medidas anunciadas hoje pela Secretária Regional da Economia, Luisa Schanderl, com o objetivo de atenuar os efeitos resultantes da falência do operador finlandês Hispania e da descida das dormidas oriundas do mercado nacional.

A governante, que falava durante uma audição com a Comissão de Economia do parlamento açoriano, considerou que “a estratégia promocional que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver tem permitido, assim, atenuar esses efeitos”. “Na verdade, referiu, “registamos desde o início do ano um decréscimo de dormidas, que só não foi superior porque estamos a conseguir aumentar o número de turistas estrangeiros”, “como se pode verificar com o mercado alemão, que registou no último mês de Abril um crescimento superior a 60 por cento” ou de um operador espanhol “que mais do que duplicou as viagens previstas para Ponta Delgada e Angra do Heroísmo”.

Além disso, Luisa Schanderl, referiu ainda que será reforçada também a presença no mercado da América do Norte, com a disponibilização, nas ligações aos Estados Unidos e ao Canadá de um programa semelhante ao 65+, “e que permitirá a realização das deslocações daqueles países através de tarifas com descontos muito significativos”.

A secretária regional salientou que o cancelamento da operação da Finlândia foi originado pela falência do operador turístico que deveria trazer os turistas aos Açores, enquanto as operações da Noruega e da Polónia foram canceladas porque não registaram a adesão que os operadores esperavam. No caso da Polónia, referiu, “essa foi uma operação realizada devido ao interesse manifestado pelo próprio operador”.

De qualquer forma, salientou a Secretária Regional da Economia, “os cancelamentos não trouxeram qualquer custo financeiro à Região uma vez que os apoios pagos aos operadores só são concretizados no final das operações e contra a entrega de relatórios de execução dos programas. Não existindo operação, não estando os contratos de apoio, que são feitos em função do número de voos realizados e dos passageiros transportados, assinados não há lugar ao pagamento de quaisquer incentivos a esses operadores”.

Luisa Schanderl recordou a “profunda recessão em que o mercado nacional se encontra”, sendo de admitir “que se possa verificar uma descida ainda maior já que a admissão, pelo Governo da República de que poderão ser adotadas ainda mais medidas de austeridade poderá ter como consequência que os turistas nacionais retraiam ainda mais os seus planos de férias”.

A situação do mercado nacional levou a Região a criar um cartão Açores, um produto que permite que os turistas do mercado nacional se desloquem à Região com uma previsão muito próxima “de quais serão os seus gastos durante as férias”.

“Este cartão permite que qualquer família que escolha dos Açores para passar férias tenha a noção exata de quanto vai gastar com a viagem, o alojamento e a alimentação”. De facto, acrescentou, “este cartão tem como filosofia o tudo incluído, mas afasta-se dele na medida em que permite ao turista, por exemplo, poder fazer as refeições no restaurante que escolher, sendo-lhe dadas diversas alternativas em função do preço do cartão e dos estabelecimentos aderentes”.



Anexos:
2012.06.26-SRE-Turismo.mp3


GaCS

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