sábado, 30 de junho de 2012

Mundo rural relevante na economia dos Açores


As paisagens natural e humanizada do mundo rural açoriano desempenham um papel de relevo no desenvolvimento económico da Região.

A ideia foi defendida hoje, em Angra do Heroísmo, pelo Diretor Regional do Turismo, falando, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de inauguração das novas instalações do Espaço Quinta dos Açores.

Conforme disse Miguel Cymbron, “o mundo rural funciona como um veículo de transmissão do que de mais genuíno possuímos, assim como fonte de inspiração daquilo que poderemos ser e construir, com base na nossa herança rural, que é significativa”.

“Da associação do ambiente e da paisagem rural, à valorização do património que os nossos antepassados nos legaram, juntamente com o aproveitamento dos nossos recursos naturais, resulta uma mais-valia económica muito importante, que tem reflexos nos vários sectores da nossa sociedade”, reforçou o Diretor Regional”.

Miguel Cymbron sublinhou, também, a crescente aposta em produtos genuínos e certificados, que considerou ter impacto de monta “ao nível local, turístico e de exportação”.

Neste contexto, acrescentou, “ a promoção da marca Açores representa uma mais-valia significativa para todos, através da promoção de qualidade, associada aos mais diversos sectores”.

O Diretor Regional considerou, ainda, que “conciliar a componente ambiental com a preservação e valorização do património, com os diversos produtos, incutindo, em paralelo, marcas de contemporaneidade, é claramente a estratégia”.

Esta tendência, acrescentou, “vai de encontro ao desenvolvimento turístico sustentável, na medida em que se trata de atividades que não são suscetíveis de hipotecar os recursos que utilizam, antes pelo contrário, valorizam-nos, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento das comunidades locais, atenuando assimetrias do desenvolvimento”.

A terminar, Miguel Cymbron disse que o empreendimento hoje inaugurado “é feliz exemplo desta filosofia, que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população residente, beneficiando, paralelamente, a imagem dos Açores, como Região e como destino turístico”.

A Quinta dos Açores é um empreendimento complexo que transforma em diversos produtos o leite e a carne de bovino e, ao mesmo tempo, oferece um circuito turístico e pedagógico da vivência rural açoriana.


GaCS

Sem comentários: