quarta-feira, 27 de junho de 2012

Primeiro-Ministro da China esteve hoje na Terceira


O Primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, esteve hoje na ilha Terceira, numa escala técnica do voo que realiza entre o Chile e a China.

Acompanhado por uma comitiva de mais de 100 pessoas, incluindo seis ministros do seu Governo, o chefe do executivo da China foi recebido na Base das Lajes pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar, em representação do Presidente do Governo, Carlos César.

Álamo Meneses acompanhou Wen Jiabao numa visita à cidade de Angra do Heroísmo, onde o político chinês contactou com a população, tomou café numa esplanada e visitou uma loja tradicional da cidade e outra cujo proprietário é chinês, antes de apreciar a vista sobre Angra, do alto do Monte Brasil.

Falando aos jornalistas, Álamo Meneses considerou a presença desta comitiva importante para os Açores, pela cobertura mediática que envolveu por parte da Comunicação Social chinesa.

“A China é a maior potência emergente do planeta e a presença do senhor Primeiro-Ministro na Terceira e, particularmente, a cobertura mediática que está a ter, representam um impacto importante, para além de ser uma honra receber esta comitiva”, disse o governante açoriano.

O Secretário Regional disse, também, que as individualidades chinesas declararam estar maravilhadas com a paisagem e com o acolhimento afável por parte da população com que contactaram.

Wen Jiabao e a sua comitiva estiveram no Rio de Janeiro para participar numa cimeira sobre ambiente e visitaram, depois, a Argentina, o Paraguai e o Chile.

O voo, que realizou uma escala de cinco horas na Terceira, demorou 12 horas, desde Santiago do Chile, e a viagem prossegue, sem mais escalas, até Pequim, com uma duração estimada de doze horas e meia.


GaCS

Sem comentários: