quarta-feira, 27 de junho de 2012

Secretário da Agricultura quer potenciar capacidade já instalada para a produção de hortícolas no Faial


O Secretário Regional da Agricultura e Floresta defendeu hoje, na cidade da Horta, a necessidade de aproveitar melhor a capacidade já instalada na ilha do Faial na área da produção de hortícolas, reduzindo as importações desses produtos.

A ideia foi expressa por Noé Rodrigues no final de uma reunião conjunta com as direções da Insco e da Associação de Agricultores da Ilha do Faial, bem como com produtores agrícolas faialenses e Presidente da Câmara Municipal da Horta.

De acordo com o governante, é fundamental “organizar melhor” os horticultores locais, já que na ilha do Faial “há muita capacidade instalada que precisa de ser potenciada” para, assim, poder contribuir para o desenvolvimento da economia regional.

Segundo indicou Noé Rodrigues, a reunião desta quarta-feira destinou-se a “identificar com precisão” quais são as oportunidades que o mercado apresenta, designadamente no que respeita à tipologia dos produtos, épocas de produção e quantidades necessárias, para que os agricultores se possam organizar melhor para aproveitar essas oportunidades e planearem as suas produções.

Conforme adiantou, a realização deste “dia aberto sobre horticultura e horticultores do Faial” vem na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido localmente pela Associação de Agricultores da Ilha do Faial e pela sua cooperativa agrícola, o qual culminou com a apresentação, já durante este mês, do projeto de construção de uma central hortofrutícola e florícola.

Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, este projeto, orçado em mais de um milhão de euros, é revelador da necessidade sentida pela Associação de Agricultores da Ilha do Faial em “apostar nessas áreas, dando-lhes maior capacidade organizacional para, espreitando oportunidades de mercado, poder potenciar a atividade agrícola”.

A futura central é um instrumento e uma infraestrutura que depois irá ajudar a potenciar tudo isto, já que, em determinadas situações, pode dar um contributo importante e necessário ao nível por exemplo do aproveitamento de produções excedentárias, acrescentou Noé Rodrigues.


Anexos:
2012.06.27-SRAF-DiaAbertoHorticultura1.mp3
2012.06.27-SRAF-DiaAbertoHorticultura2.mp3


GaCS

Sem comentários: