segunda-feira, 25 de junho de 2012

Turismo de cruzeiros nos Açores com índices positivos para o futuro


O Diretor Regional do Turismo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o mercado de cruzeiros na Região tem uma relevante importância para a política de turismo dos Açores.

Miguel Cymbron, que falava numa conferência de imprensa promovida pela empresa Portos dos Açores, S.A, explicou, na ocasião, que o turismo de cruzeiros serve como veículo de promoção turística do arquipélago, pois uma percentagem dos excursionistas que escalam os Açores tende depois a regressar como turista.

Por outro lado, de acordo com o responsável, essa função promocional do cruzeirismo permite gerar receitas na Região, mais precisamente através dos serviços que são comercializados aos passageiros, como os “Shore excursion” e os “Turn arounds”, ou as visitas realizadas na cidade ou ilha de acostagem, onde na maior parte das vezes se consomem os produtos locais.

O Diretor Regional do Turismo disse também que a estratégia de captação de cruzeiros para os Açores iniciou-se com a aposta no mercado de reposicionamento - navios que escalam a Região e se reposicionam com destino a outras regiões - que continua a ser fidelizado continuamente.

A partir de 2012, os Açores começaram a colher os resultados da aposta nos cruzeiros temáticos, que se deslocam à Região com o intuito de uma visita mais prolongada e incluem no seu itinerário em terra excursões pelas ilhas de destino. “Este tipo de turismo de cruzeiro, ainda em fase de consolidação, permite que um turista despenda cerca de 120 euros no mercado local, ao contrário dos cruzeiros de reposicionamento, em que os passageiros apenas gastam cerca de 30 euros”, sustentou Miguel Cymbron.

O Diretor Regional do Turismo frisou que o cais dedicado de Ponta Delgada, o profissionalismo das equipas de acolhimento em terra e as belezas naturais das ilhas têm sido motivo para as crescentes reservas de pacotes turísticos de cruzeiros, para 2013 e 2014, que incluem os Açores como escala.

Só no 1º semestre deste ano, de acordo com a Portos dos Açores, S.A, escalaram os Açores cerca de 58 mil passageiros, na sua maioria oriundos do Estados Unidos da América, Canadá e Reino Unido, o que contribuiu, no mesmo período, para um impacto na economia açoriana de cerca de 1 milhão e 744 mil euros. Para os restantes seis meses do ano estão ainda previstas 49 escalas de cruzeiros e mais de 52 mil passageiros.

Miguel Cymbron sublinhou ainda que o cais de Ponta Delgada representa o primeiro passo para o crescimento deste tipo de turismo nos Açores e que o novo cais de cruzeiros da Horta, em fase final de conclusão, será o complemento para uma verdadeira política de circuito de cruzeiros na Região.


Anexos:
2012.05.25-DRT-ConferênciaDeImprensaPortosDosAçores.mp3



GaCS

Sem comentários: