sábado, 28 de julho de 2012

Bactéria contamina sete bebés no hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada

Sete bebés internados na Unidade de Neonatologia do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nos Açores, foram contaminados com uma bactéria, obrigando ao reforço das medidas de protecção, adiantou esta quinta-feira à Lusa fonte hospitalar.


"A bactéria foi detectada no início da semana e está colonizada em sete bebés internados na unidade de neonatologia", adiantou à Lusa fonte hospitalar, acrescentando que a bateria Baumannii "está alojada na zona da laringe e da boca dos bebés".

O director do serviço de pediatria do Hospital de Ponta Delgada, Carlos Pereira Duarte, adiantou à RTP/Açores desconhecer as razões que levaram ao surgimento da bactéria na unidade.

"Ninguém está infectado, trata-se de uma contaminação, ou seja, as crianças ficam portadoras da bactéria e serão seguidos apertadamente", afirmou o pediatra, acrescentando que "não há motivo para alarme".

A Lusa tentou esta quinta-feira contactar o director do serviço de pediatria, mas o clínico escusou-se a prestar mais esclarecimentos sobre o sucedido na unidade de neonatologia.

O Hospital de Ponta Delgada aditou, entretanto, medidas protectoras, reforçando na unidade o uso de luvas, máscaras e batas descartáveis, bem como os cuidados de higiene.

Além do isolamento dos sete bebés contaminados, os espaços e os equipamentos da unidade foram vaporizados, com o intuito de os esterilizar e as visitas restringidas.

A Acinetobacter Baumannii é um micro-organismo que resiste a vários antibióticos e que aparece com alguma regularidade em ambiente hospitalar, sendo transmitindo por contacto pelas mãos e objectos ou através dos equipamentos de assistência ventiladora.


Fonte: CM

Sem comentários: