sábado, 21 de julho de 2012

Carlos César presidiu à inauguração da exposição “Cerâmica Vieira - memória e artifício”


O Presidente do Governo dos Açores, acompanhado pela mulher, Luísa César, presidiu ontem à noite à abertura da exposição “Cerâmica Vieira - memória e artifício”, alusiva à comemoração dos 150 anos da Fábrica de Cerâmica Vieira e integrada no programa comemorativo da elevação da Vila de Lagoa a Cidade.

A exposição encontra-se dividida em cinco salas do edifício do Museu em frente aos Paços do Concelho. Nas três salas situadas no rés-do-chão, é contada a história da fundação da fábrica e dos seus proprietários, com alusão ao processo artesanal de fabrico e à forma como outrora se vendiam as peças de cerâmica. A exposição continua em duas salas no primeiro piso, onde é possível visualizar os diferentes tipos de cerâmica: de revestimento, equipamento e artística, bem como, peças de cerâmica que são produzidas atualmente nesta fábrica.

Para além dos muitos convidados e público em geral que encheu todo o edifício, a inauguração contou com a presença do anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, da Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa e do Senhor António Vieira e Senhora D. Marta Vieira, proprietários da fábrica “Cerâmica Vieira”, assim como vereadores e demais autarcas.

A fábrica Cerâmica Viera possui uma história com 150 anos. Ao longo de cinco gerações, a fábrica fundada por Bernardo da Silva, em 1862, atravessou guerras, ditaduras, a instauração da democracia, a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia e ao processo de globalização com a chegada de cerâmica de todas as partes do mundo.

Graças à sua persistência, a produção de peças de cerâmica prevaleceu aos tempos instáveis do país e do mundo e hoje a Cerâmica Vieira é a única fábrica de cerâmica vidrada do arquipélago dos Açores. A “louça da Lagoa”, como vulgarmente é conhecida, é uma referência do concelho da Lagoa e dos Açores.


GaCS

Sem comentários: