sexta-feira, 20 de julho de 2012

Empreitada de reperfilamento da Ribeira da Agualva inaugurada segunda-feira


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, inaugura no dia 23 de julho, pelas 18H30, no local da Bocana, a empreitada de reperfilamento da Ribeira da Agualva.

A obra agora inaugurada é a primeira de duas fases da intervenção projetada para esta linha de água da Ribeira da Agualva, na sequência da intempérie que ocorreu na zona norte da ilha Terceira, na madrugada de 15 de dezembro de 2009, com a ocorrência de forte pluviosidade que elevou criticamente o caudal da Ribeira da Agualva e que, em conjunto com os detritos movimentados, extrapolou o seu curso normal.

A primeira fase constituiu no reperfilamento do leito da Ribeira da Agualva, incidindo na limpeza do leito e margens, reperfilamento do canal com construção em gabiões, para definição das margens e proteção de habitações e logradouros.

A montante do troço junto à Bocana, que apresenta menor declive e onde se verificou a deposição de grande volume de materiais transportados quer de montante, quer da destruição de muros e lavagem de solo pelo espraiamento das águas no seu leito de cheia local, foi construída uma bacia de retenção.

Foram também adquiridas e demolidas varias habitações que se encontravam em risco.

 A segunda fase que se encontra a decorrer consiste na limpeza e renaturalização da linha de água e tem por objetivo a limpeza de todos os materiais depositados no leito, o corte e remoção de vegetação  nos taludes, a estabilização desses taludes e a sua renaturalização, bem como o reforço estrutural e proteção dos muros de alvenaria de pedra existentes ao longo do troço. A intervenção prevê também a demolição de habitações em risco.

Esta intervenção desenvolve-se a montante e jusante da intervenção de reperfilamento.


GaCS

Sem comentários: