quinta-feira, 19 de julho de 2012

Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas


No seguimento de declarações públicas do Deputado do PSD-Açores, António Ventura sobre um alegado “adormecimento da Silvicultura nos Açores”, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas esclarece o seguinte:

O deputado António Ventura, nas declarações prestadas, é que revela que anda adormecido em relação às questões da silvicultura Regional, senão vejamos:

Em matéria de certificação florestal já está a decorrer a conceção e implementação de um sistema de gestão florestal sustentável com vista à certificação (FSC e PEFC) para uma área de 73 hectares de floresta, na ilha de S. Miguel, que possibilita a entrada de madeira de criptoméria no mercado internacional de madeira certificada.

As empresas que, com o apoio do Governo Regional, aderiram à certificação da sua Cadeia de Responsabilidade, já estão a comercializar madeira de criptoméria de origem controlada FSC, o que lhes abriu novas portas nos mercados exigentes nacionais e internacionais.

Estes são os passos necessários à certificação e que possibilitam que se ganhem mercados alternativos ao uso tradicional desta espécie florestal, agora mais valorizada com o lançamento da marca “Criptoméria dos Açores”, iniciativa reconhecida por especialistas por ser a primeira madeira com uma marca associada, a nível nacional.

O Deputado do PSD-Açores, António Ventura anda, igualmente distraído, em matéria de aproveitamento da biomassa florestal, pois mostra desconhecer os investimentos privados, em curso na Região.

A Direção Regional dos Recursos Florestais, com base no Inventário Florestal da Região, já planeou e executou estudos diversos com vista à quantificação do potencial de fornecimento de biomassa da floresta dos Açores, trabalho este que foi apresentado publicamente e serve de base à apresentação de diversos projetos privados na área.

Desconhece igualmente que todos os projetos apresentados para florestação apresentam planos de gestão florestal, respeitando as boas práticas florestais, o que garante a sustentabilidade da gestão e a sua consequente certificação.

No âmbito dos 1.400 quilómetros de caminhos rurais e florestais existentes, manifesta desconhecer o seu estado de conservação, já que anualmente é feita a conservação de cerca de 61 por cento dos mesmos e pavimentados, em média, 35 quilómetros de novos troços. Certamente que o Sr. Deputado confunde os caminhos florestais com caminhos vicinais e particulares, da responsabilidade de outrem.

Esta é uma realidade que o Deputado António Ventura poderia conhecer melhor, bastando para o efeito que lesse a informação que solicita e que lhe é fornecida, em vez de passar o tempo apenas a engendrar formas de denegrir o bom trabalho, que nos últimos anos tem sido levado a cabo, pelo Governo dos Açores, pelos agentes da fileira florestal e pelos agricultores açorianos.



GaCS

Sem comentários: