sábado, 21 de julho de 2012

Esclarecimento da Secretaria Regional da Economia


A propósito de declarações proferidas pelo Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do CDS/PP sobre o alegado cancelamento da operação de transporte de mercadorias no porto das Velas, vem a Secretaria da Economia esclarecer o seguinte:

O navio “Sete-Cidades” do armador Transinsular escalou S Jorge, de acordo com o previsto, na passada terça-feira, dia 17.

De acordo com o itinerário pré-definido para a passada semana, o navio escalaria as Flores e o Pico após a operação das Velas. A carga de S Jorge e do Pico estava acondicionada no porão da ré, por ser um porão de maior dimensão, e a carga destinada às Flores estava toda acondicionada no porão de vante.

Durante a descarga e após ter descarregado 2 viaturas e um contentor, a grua de ré avariou, impossibilitando a continuação da operação pois a remoção dos contentores no porão de ré não pode ser executada com recurso à grua de vante.

A Transinsular, impossibilitada de operar a carga do porão de ré, seguiu viagem para as Flores, onde podia descarregar os contentores destinados a esta ilha usando a grua de vante.

Para diminuir os inconvenientes provocados por esta avaria na grua de ré, situação totalmente imprevista, e em estreita articulação com a Secretaria Regional da Economia, o armador fretou um navio de tráfego local para colocar ainda hoje, sábado, dia 21, todos os produtos perecíveis em S Jorge e contratualizou com a Mutualista o transporte de toda a restante carga na próxima semana, estando previsto a chegada da mesma na terça-feira, dia 24, às Velas, antecipando-se assim por dois dias a escala do navio “Corvo” a este porto.

Como se pode verificar, são completamente desprovidas de sentido as afirmações proferidas pelo CDS/PP.

Mais se esclarece que este departamento governamental, através da Direção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos, deu resposta ao pedido de informações solicitado pelo Núcleo Empresarial de S. Jorge, explicando a essa entidade quais os procedimentos que estavam a ser seguidos para regularizar a situação.


GaCS

Sem comentários: