sexta-feira, 27 de julho de 2012

Governo cede edifício da ‘Trinity House’ à Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta


O Governo dos Açores anunciou hoje a cedência futura, à Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta (AAALH), da ‘Trinity House’, designação como é habitualmente conhecido o edifício que albergou as três primeiras companhias cabo-telegráficas que se estabeleceram na ilha do Faial.

A informação foi avançada pela Secretária Regional da Educação e Formação na sessão de encerramento, à qual que presidiu em representação do Presidente do Governo, do colóquio O valor Universal do Património Local: O Tempo dos Cabos Submarinos.

Segundo precisou Cláudia Cardoso, a ‘Trinity House’ estará “em condições de ser desocupada e desanexada da EBI Horta” após a “conclusão integral” da obra de requalificação, já em curso, do complexo escolar da Escola Básica 1,2 António José de Ávila, que compreende duas fases de intervenção.

Conforme argumentou a Secretária Regional, é também por esta via que o Governo dos Açores “comprova uma gestão equilibrada e harmoniosa do património cultural, na sua relação com o património natural, implementando uma visão dinâmica do património cultural e natural, na perspetiva da sua rentabilização como fator de desenvolvimento, dinamizando também um mercado cultural capaz de garantir a produção de bens culturais novos, e a conservação e valorização do património”.

Cláudia Cardoso sublinhou ainda que o imóvel a ceder pelo Governo à AAALH é “verdadeiro testemunho de um dos momentos áureos da vida socioeconómica faialense, que a instalação dos cabos submarinos veio potenciar”.

Disse também que o Governo sabe e reconhece que falar de cabos submarinos na Horta, onde o primeiro foi instalado em 1893, é falar “do nosso passado coletivo, do nosso património cultural” e “de algo que deve ser estimado, lembrado e seguramente celebrado”.

Para a Secretária da Educação e Formação, a política cultural dos Açores tem dado atenção à “preservação e valorização do património construído e imaterial” e à “promoção e dinamização da formação e da criatividade dos cidadãos, a título individual ou integrados numa tradição rica de associativismo cultural e recreativo”.

“Em matéria de património cultural, temos dado uma atenção muito especial ao sector da cultura, à inventariação, classificação, proteção, preservação e valorização do património móvel e imóvel, público ou privado, e também ao património cultural subaquático que, dadas as condições geográficas e históricas dos Açores, atinge entre nós um valor muito especial”, sublinhou Cláudia Cardoso.

A governante defendeu ainda que o desenvolvimento dos Açores “passa, obrigatoriamente, pela cultura, e de um modo particular pela preservação do património, através da sua revitalização e aproveitamento, pela produção cultural, e pela fruição de produtos e bens culturais”.

Construído em 1902 e reconstruído em 1926, o edifício da ‘Trinity House’ (a ‘Casa da Trindade’) albergou as três primeiras companhias cabo‐telegráficas que se estabeleceram na Horta, a inglesa Europe & Azores Telegraph C.ª, a alemã Deutsch‐Atlantische Telegraphengesellsehaft e a americana Commercial Cable C.ª.

O encerramento da atividade das companhias cabo‐telegráficas na Horta levou a que a ‘Trinity House’ fosse adaptada a estabelecimento de ensino, tendo ali sido sedeada, no ano letivo de 1968/69, a Escola Preparatória Duque de Ávila e Bolama, cuja designação evoluiu, depois, para Escola Básica 2 da Horta, Escola Básica 2,3 da Horta (desde 1998/99), Escola Básica 2 da Horta (desde 2005) e, por último, Escola Básica 1, 2 António José de Ávila (desde 2007).
 
Nesse mesmo edifício funcionaram, também, a Escola do Magistério Primário da Horta, de 1974 até à sua extinção em 1989, e ainda a Escola Técnica da Horta, de 7 de Fevereiro de 1973 – dia em que iniciou, em regime noturno, as suas atividades letivas com apenas uma turma do Curso Geral de Administração e Comércio – a 1977.

Já o chamado “Liceu Velho” foi adquirido em Setembro de 1945 pelo Estado Português à Eastern Telegraph Company, e, após obras de remodelação e ampliação, teve festiva inauguração a 27 de Abril de 1950.


Anexos:
2012.07.27-SREF-ColóquioCabosSubmarinos.mp3


GaCS

Sem comentários: