segunda-feira, 30 de julho de 2012

Governo e parceiros continuam a trabalhar para a valorização da carne dos Açores


O Governo dos Açores e a Federação Agrícola dos Açores (FAA) estão a analisar, em conjunto, as medidas de apoio que nos últimos anos trouxeram à Região “estabilidade, valorização e uma exponenciação dos Açores como uma região laboriosa, produtora e exportadora de carne de qualidade”.

Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, é necessário continuar nesta trajetória retirando partido de todos os investimentos que têm sido feitos na qualidade genética dos animais, na melhoria da rede regional de abate e na criação de novas oportunidades para os operadores do setor da carne, envolvendo sempre os produtores e as suas organizações.

No final de uma reunião com a Direção da FAA, onde esteve em análise a execução financeira do POSEI e os apoios existentes para o escoamento dos vitelos na Região, Noé Rodrigues recordou que as dificuldades vão aumentar ao nível da exportação do gado em vivo por questões de bem-estar animal e de transporte.

“Aquilo que está a acontecer hoje em dia é que há quem, uma vez por mês, apareça aqui na Região, demagogicamente, como é o caso da Eurodeputada, Patrão Neves, a exigir aumentos de envelopes financeiros sem ter a coragem de indicar a que agricultores devemos retirar subsídios para entregar aos quatro viteleiros de São Miguel”, frisou o governante.

Em colaboração com a FAA, o Governo dos Açores está a estudar quais as medidas onde podem ser retiradas verbas para uma possível alteração dos apoios concedidos aos operadores de carne, o que, segundo Noé Rodrigues “não é fácil porque nenhum daqueles que recebe o apoio quer ver os seus valores diminuídos em benefício apenas de quatro”.

Nos últimos anos tem sido substancialmente reduzida a medida de retirada de vitelos do mercado, através de várias iniciativas que têm permitido colocar a carne no mercado já abatida e pronta a consumir “sendo este o objetivo que devemos manter”.


Anexos:
2012.07.30-SRAF-ReuFedAgricola.mp3


GaCS

Sem comentários: