quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governo realizou uma “autêntica reestruturação” do setor leiteiro dos Açores na última década


Nos últimos anos, o Governo dos Açores tem apostado no apoio a investimentos fundamentais na rede de acessibilidades, abastecimento de água e energia e na modernização das explorações agrícolas e das indústrias de laticínios, reduzindo substancialmente os custos de produção, provocando um crescimento médio das explorações e conferindo-lhes maior competitividade e qualidade nas produções.

A revelação foi feita pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas na cerimónia de abertura do Seminário “Queijos tradicionais açorianos: aspetos socio económicos, tecnologia, segurança e inovação. O passado e o presente da produção de leite nos Açores”, que decorreu nas instalações do INOVA.

“Nós operamos de uma forma silenciosa mas consistente e programada, uma autêntica reestruturação do setor produtivo leiteiro da Região porque, em cerca de uma década, crescemos cerca de 50 por cento na produção de leite nos Açores e diminuímos em cerca de 45 por cento o número de produtores”, sublinhou o governante.

O titular da pasta da Agricultura destacou a pronta e positiva resposta do Governo dos Açores, com a iniciativa do INOVA em se querer envolver em programas estratégicos para a valorização dos produtos agroalimentares regionais porque “achamos que estamos a dar um bom contributo à nossa economia e aos agentes económicos, num setor estratégico e primordial da economia açoriana”.

Noé Rodrigues recordou que os Açores se encontram distantes dos principais mercados, com um mercado interno pequeno, repartido por nove ilhas e onde as economias de escala dificilmente se podem alcançar.

Por tal motivo, diz que a “grande aposta” passa pelos produtos de valor acrescentado que, no setor do leite e dos laticínios, tem tido, nos últimos anos, uma “evolução excecional quer pelo seu crescimento quer pelo aumento da sua eficácia e eficiência”.


GaCS

Sem comentários: