terça-feira, 31 de julho de 2012

Governo Regional continua aposta na promoção do Património Gastronómico dos Açores


A Direção Regional do Turismo dos Açores e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal estão a promover uma iniciativa que tem como objetivo a promoção do Património Gastronómico dos Açores. Deste trabalho conjunto resultou a primeira seleção de 15 estabelecimentos de restauração que muito dignificam o sector gastronómico da Região Autónoma dos Açores.

A Secretária Regional da Economia enalteceu, hoje num restaurante da Ribeira Grande onde decorreu a apresentação dos primeiros estabelecimentos selecionados,  que “projetos como este são, sem dúvida, uma forma por excelência de promoção do acervo gastronómico regional, da preservação dos valores tradicionais da nossa gastronomia, respeitando a herança cultural que recebemos ao longo dos tempos e que tão bem sabemos e saberemos apresentar a esta geração e às gerações vindouras”.

Luísa Schanderl reconheceu que a gastronomia constitui um produto turístico por excelência e, nos Açores, assume um papel cada vez mais importante neste sector. Estas distinções permitem ajudar na promoção dessa componente na oferta turística com a valorização dos pacotes turísticos e contribuem para o enriquecimento da imagem dos Açores no mercado nacional e internacional.

O Governo Regional pretende incentivar também com estas iniciativas a criação de novas receitas, onde novos pratos são confecionados com novos sabores, mas utilizando sempre os produtos açorianos.

A Secretária da Economia, na ocasião, deixou o desafio a todos os agentes para inovarem na criação de pacotes turísticos que ofereçam ao turista uma ampla variedade de tours, visitas guiadas, degustações, passeios na natureza e visita a adegas ou outras atividades como, entre outras, workshops com chefes de cozinha, colheitas, feiras ou eventos temáticos.


Anexos:
2012.07.31-SRE-SeleçãoGastronomiaVinhos.mp3


GaCS

Sem comentários: