quinta-feira, 19 de julho de 2012

Governo Regional cria condições para fomentar a criatividade dos jovens


O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, esteve presente, esta manhã, em Ponta Delgada, na cerimónia de apresentação do projeto de arquitetura da Academia de Juventude de São Miguel.

Este é mais um compromisso, assumiu o governante, ao qual o executivo regional deu continuidade, apesar de ser ainda em projeto mas já com modelo de funcionamento definido e estrutura orgânica estabelecida.

Sob o prisma da otimização de recursos, a Academia de Juventude de S. Miguel, pretende ser um modelo descentralizado, adaptado à dimensão da ilha, aproveitando as capacidades instaladas e as vocações de vários polos de produção artístico-cultural existentes, como é o caso dos teatros Micaelense e Ribeiragrandense, e a Academia das Artes, realçou André Bradford.

O novo edifício, segundo disse, vai ser uma estrutura multivalências, através da articulação de sinergias aproveitando os equipamentos públicos existentes como sedes de criação, experimentação e formação nas várias áreas criativas, desde as artes plásticas ao multimédia, da música às artes performativas, e ainda, disponibilizar os meios técnicos e os palcos para posterior divulgação dos produtos criados.

Em termos físicos, o novo espaço e único investimento físico a realizar, vai nascer junto à Pousada da Juventude de Ponta Delgada, aproveitando o edifício pré-existente, procurando conferir-lhe a modernidade arquitetónica e as condições técnicas necessárias ao seu funcionamento, revelou o Secretário Regional da Presidência.

Com a designação de “PDL Creative Factory”, este edifício será a unidade central de toda a estrutura e, simultaneamente vai funcionar o polo ligado à música, som, cinema e vídeo e fotografia, e o espaço de gestão estratégica e administrativa da Academia, acrescentou o governante.

Em seu entender, este projeto nasce em coerência com o esforço estratégico que o Governo Regional tem desenvolvido, no âmbito das suas políticas de juventude, no que concerne às áreas das indústrias culturais e criativas, da inovação e do empreendedorismo jovem.

Nessa linha, André Bradford lembrou, as várias apostas governamentais, como é o caso da mobilidade interna e externa dos jovens, através do Cartão Interjovem, o fomento do Associativismo Jovem, a valorização da formação em ambiente informal, na ocupação dos tempos livres, na oferta de atividades de campos de férias, no voluntariado jovem e na promoção de hábitos de vida saudável.

O Secretário Regional da Presidência destacou, ainda, que em período de instabilidade económico-social, que se vive, o executivo regional apostou na majoração dos apoios ao arrendamento por jovens casais, bem como nos programas de estágio e de abordagem inicial ao mercado de trabalho, com a criação de programas de requalificação dos jovens com formação superior em áreas de menor empregabilidade.

A terminar, André Bradford deixou a certeza, que apesar de ainda muito haver por fazer, o Governo Regional contribuiu para tornar os Açores numa Região muito mais consciente do seu potencial humano, da importância da qualificação da sua juventude e da necessidade do investimento constante em mecanismos de apoio às políticas direcionadas para os jovens.


Anexos:

2012.07.19.SRP-AcdJuvS.Miguel.mp3


GaCS

Sem comentários: