terça-feira, 24 de julho de 2012

Portal Cultura Açores com novo conteúdo sobre o Espólio Francisco de Lacerda


O portal “Cultura Açores”, da Direção Regional da Cultura, passou a disponibilizar, a partir do dia 23 de Julho de 2012, um novo conteúdo no Centro de Conhecimento dos Açores, designado: “Espólio Francisco de Lacerda”.

Este conteúdo divulga o acervo de Francisco de Lacerda existente no Museu de Angra do Heroísmo, que contém inúmeras peças e documentação com uma grande riqueza de informação e permite ter um conhecimento mais aprofundado da realidade social da época em que viveu Francisco de Lacerda.

O espólio de Francisco de Lacerda integra documentação muito variada, sendo constituído por composições originais, correspondência, canções populares, cartazes e panfletos, fotografias, condecorações, entre muitas outras peças.

Francisco de Lacerda nasceu em S. Jorge, na freguesia da Ribeira Seca, no dia 11 de Maio de 1869. Este açoriano de grande relevo deixou uma vasta obra e evidenciou-se na vida cultural portuguesa e estrangeira. Compositor e chefe de orquestra, exerceu a sua atividade sobretudo em França e na Suíça, mas também em Portugal e, por alguns períodos, nos Açores.

Fruto da sua sólida formação académica e do meio cultural em que prosperou profissionalmente, a obra de Lacerda é marcada por um cunho pessoal e original que o torna num precursor da introdução do impressionismo em Portugal e num símbolo do nacionalismo musical europeu dos finais do século XIX e princípios do século XX.

A divulgação on-line deste espólio, no endereço http://www.culturacores.azores.gov.pt, permite o acesso do público a um vasto manancial de informação e facilita o conhecimento, o estudo e a divulgação deste eminente açoriano.

O conteúdo divide-se em três partes: “Projeto”; “Vida e Obra” e “Espólio”. Neste último campo podem ser efetuadas pesquisas pelas seguintes categorias: “Álbum de fotografias”; “Correspondência”; “Documentação Biográfica”; “Documentação Diversa”; “Memorabilia”; “Partituras” e “Programação/Divulgação”. Para além destas opções, o conteúdo disponibiliza uma funcionalidade que permite ao utilizador escutar vários temas deste compositor, enquanto percorre este manancial de documentação.

Segundo o Diretor Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, “A divulgação on-line deste espólio, no endereço http://www.culturacores.azores.gov.pt , permite o acesso do público a um vasto manancial de informação e facilita o conhecimento, o estudo e a divulgação deste eminente açoriano. Com este novo conteúdo, o portal “Cultura Açores” presta mais um acesso ao saber e à Cultura, em geral”.


GaCS

Sem comentários: