sexta-feira, 20 de julho de 2012

Presidente do Governo diz que os Açores revelam tendência para a diminuição do desemprego única no país


Os Açores são a única região do país que há quatro meses consecutivos diminui o seu número de desempregados, de acordo com a informação do Instituto do Emprego e Formação Profissional, e são de novo a região do país com a segunda mais baixa taxa de desemprego.

Para Carlos César, isso deve-se em muito à “eficiência com que o Programa para o Emprego e a Competitividade nos Açores tem sido montado, à colaboração das diversas instituições, quer sociais quer empregadoras, que nos tem permitido inverter a tendência negativa que se verificou fundamentalmente no último trimestre do ano passado e no primeiro trimestre deste ano”.

Dado que o desemprego teve esse aumento abrupto nesse período, o Presidente do Governo considera que “todas as comparações que possam ser feitas até ao último trimestre deste ano são sempre de um grande crescimento face ao mês homólogo do ano anterior. Mas o que releva do ponto de vista político é que há uma inversão de tendência, que não existe no resto do país mas que existe no caso dos Açores”.


Carlos César falava aos jornalistas, à margem da reunião do Conselho do Governo reunido hoje em Ponta Delgada e onde o tema esteve em análise. Segundo o Presidente do Governo, “vamos continuar a monitorizar a concretização deste programa e a estimular todos os autores que têm participado nele para que este caminho seja prosseguido e possamos tranquilizar as famílias, manter empregos e criar outros e suportar o rendimento das famílias nos Açores”.


Anexos:
2012.07.20-PGR-DiminuiçãoDesemprego.mp3


GaCS

Sem comentários: