sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Agricultores açorianos têm sabido aproveitar “muito bem” investimento realizado pelo Governo no setor


Os agricultores açorianos têm sabido aproveitar “muito bem” o investimento realizado pelo Governo Regional na infraestruturação do setor agrícola no arquipélago

A opinião é do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, e foi expressa hoje à tarde, na freguesia dos Cedros, ilha do Faial, na cerimónia de inauguração do caminho da Fligueira.

A título de exemplo, o governante sublinhou que, comparativamente com o que sucedia há 15 anos atrás, os Açores, com metade dos agricultores que então existiam, produzem hoje o dobro do leite.

Para além disso, acrescentou Noé Rodrigues, temos hoje apenas metade do número de parcelas agrícolas que tínhamos há 15 anos atrás, o que prova que, “de forma pacífica, socialmente aceitável e sem distúrbios sociais”, foi possível aumentar substancialmente a dimensão das nossas explorações e a sua rendibilidade.

Quanto ao abastecimento de água e de eletricidade às explorações, o Secretário da Agricultura e Florestas considerou “muito importante” o trajeto feito nessa área, adiantando que, no caso da captação, armazenamento e distribuição de água, os indicadores atuais são cinco vezes superiores aos de há 15 anos.

Relativamente à acessibilidade às explorações, o governante lembrou que a rede de caminhos agrícolas, florestais e rurais, maioritariamente implantada em locais declivosos, de difícil trabalho e muito exigentes do ponto de vista da sua manutenção, ultrapassa já no arquipélago os 1.500 quilómetros.

Anualmente, procedemos à manutenção de cerca de 800 quilómetros de caminhos e, ainda assim, temos conseguido pavimentar cerca de 50 quilómetros, o que constitui uma “média impressionante”, disse Noé Rodrigues.

Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, todos estes investimentos “são um contributo importante”, já que, melhorando e facilitando o trabalho agrícola, têm reflexos na melhoria da qualidade dos produtos, contribuindo de forma direta para aumentar o rendimento dos agricultores.

A construção do caminho da Fligueira representa um investimento da ordem dos 50.000 euros e foi executada em parceria pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e pela Junta de Freguesia dos Cedros.



GaCS

Sem comentários: