sábado, 18 de agosto de 2012

Agricultura açoriana foi revitalizada na última década


Cerca de 2,8 milhões de euros foi quanto o Governo dos Açores investiu na construção e beneficiação dos caminhos agrícolas do Marquês e do Vale Grande, duas infraestruturas inauguradas este sábado pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas.

No evento, Noé Rodrigues destacou a “necessidade de dar continuidade ao grande investimento que o Governo dos Açores tem feito no ordenamento agrário, para dar maior força, dinamismo, produtividade e competitividade às explorações agrícolas regionais”.

O governante destacou ainda o trabalho efetuado nos últimos anos na modernização das explorações agropecuárias, na formação profissional e na colaboração com as organizações representativas dos profissionais do setor que “têm sido fundamentais para que os produtores se mantenham atualizados e possam defender o bom nome dos produtos e das produções regionais”.

Os caminhos agrícolas hoje inaugurados, com uma extensão total de 8,3 quilómetros localizam-se nas freguesias de Lomba da Maia, Furnas e Ponta Garça beneficiando cerca de 250 empresários agrícolas e servem uma vasta área de pastagem privada (610 hectares), com cerca de 150 parcelas/blocos.

A empreitada de beneficiação destes caminhos agrícolas contemplou a construção do piso em betão betuminoso em toda a sua extensão, a melhoria da rede de drenagem e a sua adaptação ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água, com a construção de um total de condutas na ordem dos 10 quilómetros e 150 ramais individuais.



GaCS

Sem comentários: